CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5762Abstract
Muitos professores, principalmente do ensino regular, confundem ou interpretam sobre a caracterização do espectroautista com base no desenvolvimento cognitivo e estereótipos sociais atípicos, a despeito de variáveis distintas que interferem
no processo ensino-aprendizagem. O presente estudo visou descrever as concepções de professores do ensino fundamental I
sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco para questões de caracterização desses alunos e aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores que atuam com alunos que possuem esse diagnóstico. O estudo foi realizado em uma cidade do interior paulista. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os relatos foram analisados por meio de seus conteúdos. As categorias temáticas estabelecidas foram: a) Conhecimentos sobre o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA); b) Concepções sobre a interação social do aluno com TEA; c) Concepções sobre a
comunicação do aluno com TEA; d) Concepções sobre aspectos de comportamentos do aluno com TEA; e) Diiculdades em
relação ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA. Foi possível identiicar que 40% das professoras compreendem ou se aproximam da deinição que ressalta as diiculdades na interação social, comunicação e comportamento estereotipado. Os professores participantes da pesquisa não apresentaram resistência em receber alunos com o espectro do autismo. Além disso, relataram que as interações e as mediações com os colegas devem ser mais constantes e estabelecer um vínculo por meio de comunicação efetiva entre professor-aluno são aspectos importantes para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TEA. A inclusão dos alunos com espectro do autismo no ensino regular pressupõe a formação de professores em serviço para maximizar o potencial de aprendizagem e ensino de habilidades sociais desses alunos.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-11-26
Issue
Section
Artigos
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
SAMPAIO, Mariana; MIURA, Regina Keiko Kato. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5762. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5762.. Acesso em: 22 nov. 2024.