As disciplinas de didática do curso de pedagogia da FFC-Unesp/Marília (2006-2011): aspectos para se pensar a estrutura curricular dos cursos de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.10.p107Palavras-chave:
Educação, Formação de Professores, DidáticaResumo
No presente artigo apresentam-se resultados das discusões ensejadas na disciplina “História da Escola no Basil”, ninistrada pela Profª. Drª. Ana Clara Bortoleto Nery, bem como resultados da pesquisa “A história das disciplinas acadêmicas na Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – UNESP de Marília (2006-2011): as disciplinas de Didática do curso de Pedagogia em foco”, vinculado ao programa de pesquisa “ A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1837-2011”. Nesse sentido, a pesquisa cujos resultados ora são comunicados, tem como objetivo geral localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar e analisar aspectos constitutivos das disciplinas de Didática no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP de Marilia – São Paulo - Brasil entre os anos de 2006 a 2011. Operou-se no texto com as categorias “cultura escolar” de Julia (2001) e “práticas escolares” de Faria Filho e Vidal (2003). Pode-se concluir, que a Didática é a área de estudos da Ciência da Educação (Pedagogia) que também possui um caráter prático, sendo que seu objeto de estudo é o ensino em situação, com vistas à aprendizagem, e no qual os sujeitos envolvidos (professor e aluno) e suas ações (trabalho com o conhecimento) são estudados nas suas determinações históricos-sociais e não somente em sala de aula nas escolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O documento publicado passa a ser propriedade do periódico RIPPMar, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a licença Creative Commons CC BY adotada pelo periódico, devendo ser consignada a fonte de publicação original. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.