As disciplinas de didática do curso de pedagogia da FFC-Unesp/Marília (2006-2011): aspectos para se pensar a estrutura curricular dos cursos de formação de professores

Autores

  • Leonardo Marques Tezza

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.10.p107

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Didática

Resumo

No presente artigo apresentam-se resultados  das discusões ensejadas na disciplina “História da Escola no Basil”, ninistrada pela Profª. Drª. Ana Clara Bortoleto Nery, bem como resultados da pesquisa “A história das disciplinas acadêmicas na Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – UNESP de Marília (2006-2011): as disciplinas de Didática do curso de Pedagogia em foco”, vinculado ao programa de pesquisa “ A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1837-2011”. Nesse sentido, a pesquisa cujos resultados ora são comunicados, tem como objetivo geral localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar e analisar aspectos constitutivos das disciplinas de Didática no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP de Marilia – São Paulo - Brasil entre os anos de 2006 a 2011. Operou-se no texto com as categorias “cultura escolar” de Julia (2001) e “práticas escolares” de Faria Filho e Vidal (2003). Pode-se concluir, que a Didática é a área de estudos da Ciência da Educação (Pedagogia) que também possui um caráter prático, sendo que seu objeto de estudo é o ensino em situação, com vistas à aprendizagem, e no qual os sujeitos envolvidos (professor e aluno) e suas ações (trabalho com o conhecimento) são estudados nas suas determinações históricos-sociais e não somente em sala de aula nas escolas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Marques Tezza

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP, Campus Marília (2018). Professor da Escola Municipal Profª Elza Cavadas Reis.Membro do Grupo de Pesquisa Hidea-Brasil – História das Disciplinas Escolares Acadêmicas no Brasil 

Downloads

Publicado

2018-12-24

Como Citar

Tezza, L. M. (2018). As disciplinas de didática do curso de pedagogia da FFC-Unesp/Marília (2006-2011): aspectos para se pensar a estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 4(2), 107–116. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.10.p107

Edição

Seção

Artigos do Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.