As disciplinas de didática do curso de pedagogia da FFC-Unesp/Marília (2006-2011): aspectos para se pensar a estrutura curricular dos cursos de formação de professores

Autores/as

  • Leonardo Marques Tezza

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.10.p107

Palabras clave:

Educação, Formação de Professores, Didática

Resumen

No presente artigo apresentam-se resultados  das discusões ensejadas na disciplina “História da Escola no Basil”, ninistrada pela Profª. Drª. Ana Clara Bortoleto Nery, bem como resultados da pesquisa “A história das disciplinas acadêmicas na Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – UNESP de Marília (2006-2011): as disciplinas de Didática do curso de Pedagogia em foco”, vinculado ao programa de pesquisa “ A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1837-2011”. Nesse sentido, a pesquisa cujos resultados ora são comunicados, tem como objetivo geral localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar e analisar aspectos constitutivos das disciplinas de Didática no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP de Marilia – São Paulo - Brasil entre os anos de 2006 a 2011. Operou-se no texto com as categorias “cultura escolar” de Julia (2001) e “práticas escolares” de Faria Filho e Vidal (2003). Pode-se concluir, que a Didática é a área de estudos da Ciência da Educação (Pedagogia) que também possui um caráter prático, sendo que seu objeto de estudo é o ensino em situação, com vistas à aprendizagem, e no qual os sujeitos envolvidos (professor e aluno) e suas ações (trabalho com o conhecimento) são estudados nas suas determinações históricos-sociais e não somente em sala de aula nas escolas.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leonardo Marques Tezza

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP, Campus Marília (2018). Professor da Escola Municipal Profª Elza Cavadas Reis.Membro do Grupo de Pesquisa Hidea-Brasil – História das Disciplinas Escolares Acadêmicas no Brasil 

Publicado

2018-12-24

Número

Sección

Artículos del Dossier

Cómo citar

TEZZA, Leonardo Marques. As disciplinas de didática do curso de pedagogia da FFC-Unesp/Marília (2006-2011): aspectos para se pensar a estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 4, n. 2, p. 107–116, 2018. DOI: 10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.10.p107. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/8664.. Acesso em: 21 nov. 2024.