O trabalho como principio educativo e o papel dos intelectuais na sociedade de classes
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n1.p27-40Palavras-chave:
Trabalho, Princípio educativo, IntelectuaisResumo
O duplo objetivo deste texto é discutir o conceito de trabalho como princípio educativo e o papel dos intelectuais na sociedade de classes. Primeiramente fundamentamos nossas reflexões em dois importantes referenciais teóricos relacionados à concepção de trabalho: Marx (1998) e Engels (2008), e recorremos à Gramsci (1985; 2001; 2010) e sua formulação a respeito do princípio educativo. Pois foi a partir da análise histórico-social marxista-hegeliana que Gramsci formulou sua reflexão acerca do conceito de trabalho como princípio educativo. Nesse sentido, a compreensão da relação argumentativa entre esses autores é de fundamental relevância para estabelecermos relação entre educação e intelectuais. O resultado dessas discussões possibilitaram aproximações com Edward Said (2005) e permitiram algumas considerações a respeito do papel dos intelectuais na atual sociedade de classes. Desta maneira, percebemos que a educação para o trabalho é tema de grande mérito para os intelectuais que buscam compreender seu papel na sociedade contemporânea.
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