A coordenação pedagógica e seus desafios na educação básica

Autores

  • Viviane Cássia Teixeira Reis

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.09.p117

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar, Educação Básica

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral contribuir para a reflexão e discussão da identidade e atuação do Coordenador Pedagógico nas escolas de Educação Básica no Brasil partindo do seu viés histórico e do delineamento da gestão democrática por meio da evolução do conhecimento e seus processos de constituição, discutindo aspectos do papel do coordenador pedagógico. Discutir sobre a função do coordenador pedagógico e sua atuação na atualidade é um desafio porque o Coordenador Pedagógico tem como objetivo e atividade primeira ser mediador, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, que envolve múltiplas articulações no dia a dia escolar.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviane Cássia Teixeira Reis

    Doutoranda em Educação pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; Coordenadora Pedagógica em instituição privada de ensino

Downloads

Publicado

2018-08-17

Edição

Seção

Artigos de Dossiê

Como Citar

REIS, Viviane Cássia Teixeira. A coordenação pedagógica e seus desafios na educação básica. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 4, n. 1, p. 117–126, 2018. DOI: 10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.09.p117. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/8133.. Acesso em: 14 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)