O início da escolarização no município de Garça/SP:
aspectos dos espaços escolares
DOI:
https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.07.p69Palavras-chave:
História da Educação, Instituição Escolar, Espaço Escolar, Forma EscolarResumo
Este artigo apresenta alguns resultados de pesquisa na linha da História da Educação, centrada na História da Formação Docente desenvolvida no âmbito do Programa de Pesquisa “História da Didática em Instituições de Formação de Professores no Brasil (1827-2011)” e no grupo de pesquisa HiDEA Brasil-História das Disciplinas Escolares e Acadêmicas no Brasil. O objeto de estudo é a institucionalização da formação de professores no município de Garça SP e os espaços escolares como locais de constituição de aprendizados. Os espaços escolares podem revelar aspectos de uma determinada educação e da forma escolar predominante. Com fundamento na concepção de forma escolar apresentada por Vicent, Lahire, Thin e nos apontamentos sobre espaços escolares divulgados por Escolano (2001) e Frago (2001), apresentamos alguns aspectos do início da escolarização no município de Garça SP, no primeiro Ginásio e Escola Normal instituído no município. Abordamos as circunstâncias políticas e sociais que permitiram desde a constituição do município até a institucionalização escolar como a construção do prédio escolar, espaço específico para o ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O documento publicado passa a ser propriedade do periódico RIPPMar, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a licença Creative Commons CC BY adotada pelo periódico, devendo ser consignada a fonte de publicação original. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.