Mulheres brasileiras e a pandemia do covid-19
reflexões dos desdobramentos para com o trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.esp.p23Palavras-chave:
Educação, História da Educação, Nova História Cultural, Mulheres professoras, GêneroResumo
O presente trabalho propõe reflexões para com a atividade laboral docente de mulheres brasileiras atuantes na Educação Básica, possibilitando compreensões, a partir da metodologia de cunho bibliográfico, sobre as relações dos gêneros e suas intersecções, dada a situação contemporânea pandêmica do covid-19, sendo o objetivo: reflexões sobre os desdobramentos negativos ao trabalho docente de mulheres brasileiras durante a pandemia do covid-19. Os resultados se constroem na compreensão da presença da branquitude como um privilégio para estar na docência desde a feminização do magistério no final do século XIX, desdobrando-se nas análises realizadas e dialogadas com as relações de gêneros, enfatizando maiores sobreposições desvalorizantes culturalmente de mulheres professoras que não são brancas. Conclui-se que as escolas brasileiras devem repensar as subculturas existentes no espaço da escola e na sociedade, promovendo visibilidade e mudanças sociais para opressões culturalmente construídas.
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