Mulheres brasileiras e a pandemia do covid-19

reflexões dos desdobramentos para com o trabalho docente

Autores

  • Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
  • Rosane Michelli de Castro Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.esp.p23

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Nova História Cultural, Mulheres professoras, Gênero

Resumo

O presente trabalho propõe reflexões para com a atividade laboral docente de mulheres brasileiras atuantes na Educação Básica, possibilitando compreensões, a partir da metodologia de cunho bibliográfico, sobre as relações dos gêneros e suas intersecções, dada a situação contemporânea pandêmica do covid-19, sendo o objetivo: reflexões sobre os desdobramentos negativos ao trabalho docente de mulheres brasileiras durante a pandemia do covid-19. Os resultados se constroem na compreensão da presença da branquitude como um privilégio para estar na docência desde a feminização do magistério no final do século XIX, desdobrando-se nas análises realizadas e dialogadas com as relações de gêneros, enfatizando maiores sobreposições desvalorizantes culturalmente de mulheres professoras que não são brancas. Conclui-se que as escolas brasileiras devem repensar as subculturas existentes no espaço da escola e na sociedade, promovendo visibilidade e mudanças sociais para opressões culturalmente construídas. 

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Biografia do Autor

  • Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

    Mestra em Educação pelo no programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília - SP (2021), onde também é graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia. É Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM, 2017). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas HiDEA-Brasil-História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil (Saberes, práticas e culturas escolares e acadêmicas), do NUDISE - Núcleo de gênero e diversidade sexual na Educação, e, LIEG - Laboratório Interdisciplinar de Cultura e Gênero, todos na Unesp/campus de Marília. 

  • Rosane Michelli de Castro, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

    Pós-Doutorado (2010) – Fundação Carlos Chagas-SP, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília-SP. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE – UNESP – FFC/Câmpus de Marília. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “HiDEA-Brasil – História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil” – FFC-UNESP/Marília-SP e pesquisadora do “GP FORME – Formação do Educador” – FFC-UNESP/Marília-SP

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Publicado

2022-02-24

Edição

Seção

Artigos de Dossiê

Como Citar

SOUZA, Ana Laura Bonini Rodrigues de; CASTRO, Rosane Michelli de. Mulheres brasileiras e a pandemia do covid-19: reflexões dos desdobramentos para com o trabalho docente. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 8, n. Edição Especial, p. 23–36, 2022. DOI: 10.36311/2447-780X.2022.esp.p23. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/12760.. Acesso em: 3 dez. 2024.