MEMÓRIA DO IDOSO: UMA CONSTRUÇÃO AFETIVA DO PASSADO POR MEIO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Lucirene Andréa Catini LANZI
  • Rosane Michelli de CASTRO
  • Gilsenir Maria Prevelato de Almeida DÁTILO

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2016.v2.n1.06.p90

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Estatuto do Idoso, História de Vida, UNATI/UNESP

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar os resultados das reflexões realizadas sobre a falta de Políticas Públicas que enfatizem a importância da continuação da oferta de trabalho educacional para o público idoso. Para isso, buscamos identificar e analisar, por meio do Estatuto do Idoso, Lei n. 10741, de 2003, da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei n. 8.742, de 1993 e da Política Nacional do Idoso, Lei n. 8.842, de 4 de 1994, a escassez de propostas educacionais, e, neste caso específico, recomendamos inserir como temas de estudos as práticas reflexivas de histórias de vida dos idosos, propondo um trabalho de pesquisa e ponderação a respeito de suas próprias histórias e de formação intelectual na UNATI da UNESP. Como metodologia, apresentamos um levantamento das leis que respaldam os idosos, como também uma prospecção informativa sobre o idoso na sociedade, de onde pudemos compreender a necessidade que o idoso tem de participar, de forma efetiva da comunidade. A partir daí, propomos um trabalho educacional, por meio de relatos de vida, que em muito fortalecerá os avanços da coletividade e a inserção do idoso.

 

Biografia do Autor

  • Lucirene Andréa Catini LANZI

    Doutoranda (2016) do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – UNESP-Marília. Arte/educadora no Colégio Cristo rei, no Ensino Fundamental II. lu_lanzi@hotmail.com

  • Rosane Michelli de CASTRO

    Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática e junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – UNESP-Marília. rosanemichelli@marilia.unesp.br

  • Gilsenir Maria Prevelato de Almeida DÁTILO

    Professora Assistente do Departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Paulista – UNESP e professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação (mestrado acadêmico) Saúde e Envelhecimento, da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. gdatilo@marilia.unesp.br

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Publicado

2016-10-24

Edição

Seção

Artigos de Dossiê

Como Citar

MEMÓRIA DO IDOSO: UMA CONSTRUÇÃO AFETIVA DO PASSADO POR MEIO DA EDUCAÇÃO. (2016). Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 2(1), 90-113. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2016.v2.n1.06.p90