n. 7: jan./jun. 2022 - Educação, Emancipação e Democracia

RFM7

A Edição de número 7 da Revista Fim do Mundo teve como objetivo discutir a educação brasileira e latino-americana em suas graves dimensões atuais: reiteração de uma educação sexista e racista; crescente processo de mercantilização e financeirização da educação; destruição sistemática da universidade pública e das condições de produção científica; a privatização da escola pública em seus vários níveis; exclusão dos povos indígenas e negro do acesso à educação pública. Almejando também tratar estratégias de resistência dos movimentos sociais, apresentamos algumas experiências que engajam projetos educacionais anticapitalistas no campo e na cidade. É a partir de tais temas, face a estas pelejas que envolvem a revolução e a contrarrevolução, que esta edição foi elaborada

Publicado: 30.06.2022

Edição completa

Editorial

  • Artista Convidado - Kamikia Kisêdjê

    Kamikia Kisêdjê
    10-12
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p10-12
  • Educação, Emancipação e Democracia

    Fabiana de Cássia Rodrigues , Henrique Tahan Novaes, Aline Marcondes Miglioli, Fábio S. M. Castro, Zuleica M. Vicente
    13-17
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p13-17

Debate do Fim do Mundo

  • Ideias educacionais para adiar o fim do mundo

    Fabiana de Cássia Rodrigues , Henrique Tahan Novaes, Aline Marcondes Miglioli, Fábio S. M. Castro, Zuleica M. Vicente
    19-27
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p19-27

Artigos

  • Financeirização da Educação uma síntese do problema

    Natalyia G. Yakovleva; Aline Marcondes Miglioli
    29-46
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p29-46
  • Da periferia ao centro: experiências de educação popular em El Salvador e seu legado histórico, contradições e desafios atuais na crise do capital.

    MARIA GABRIELA GUILLEN CARIAS
    47-69
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p47-69
  • Educação no Chile pensar o público em um 'oásis' neoliberal

    Rodrigo Sánchez Edmonson, Erick Valenzuela Bello
    70-85
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p70-85
  • Notas sobre a educação na Venezuela: a escola na comuna ou a comuna como escola?

    Simone Maria Magalhães Meleán, Héctor Ilich Meleán Durán
    86-106
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p86-106
  • A educação brasileira histórico de privilégios e desigualdades

    Maria Solange Melo de Sousa, Prof. Ma. Eliana A. S. S. Feitosa
    107-121
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p107-121
  • Universidade popular, radicalidade intelectual e gratuidade do ensino para além dos modelos, uma construção coletiva

    Jeferson Anibal Gonzalez
    122-134
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p122-134
  • Abordagem da história e cultura afro-brasileira na BNCC do ensino médio reflexões a partir da lei nº 10.639/03

    Washington Góes
    135-157
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p135-157
  • Dez anos de integração do ensino técnico ao médio na habilitação profissional de agropecuária do Centro Paula Souza

    Bruno Michel da Costa Mercurio, Henrique Tahan Novaes
    158-173
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p158-173
  • Epidemia e Educação a participação dos estudantes nas avaliações de aprendizagem em processo na Escola Estadual de Campinas

    Zuleica Cristina Mizael Vicente, André Ramalho dos Santos
    174-187
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p174-187
  • O corpo prisioneiro em tempos de barbárie a pandemia e a política

    Renato Sampaio Sadi
    188-200
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p188-200

Ensaios Críticos

  • Juventude, literatura e cinema educação dos afetos e emoções na classe (social)

    Marcelo Micke Doti
    202-224
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p202-224

Resenhas

Entrevistas

  • Entrevista com Paulo Alves de Lima Filho educação revolucionária e organização revolucionária – minha trajetória

    IBEC membros, Paulo Alves de Lima Filho
    231-251
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p231-251
  • Entrevista com Gigi Malabarba

    Henrique Tahan Novaes
    252-255
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p252-255

Memorial

  • Acima de tudo, Professor homenagem ao Professor Sinclair Mallet Guy Guerra

    Heloisa Dias, Paulo Alves de Lima Filho, Fabiano Ionta
    257-276
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p257-276
  • Colônia, neocolônia, pesadelo sem fim em memória de Bruno e Dom

    Paulo Alves de Lima Filho
    277-279
    DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p277-279