A educação brasileira

histórico de privilégios e desigualdades

Autores

  • Maria Solange Melo de Sousa Universidade de Brasília (UnB)
  • Prof. Ma. Eliana A. S. S. Feitosa Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p107-121

Palavras-chave:

Educação; Neoliberalismo; Políticas Públicas

Resumo

O artigo trata da educação brasileira como processo de desenvolvimento em um contexto de gestão neoliberal. Durante a discussão, o texto abordará o desenvolvimento econômico brasileiro e o relacionará com as políticas públicas educacionais nos últimos trinta anos. O objetivo é analisar o modelo neoliberal que foi adotado pós década de 1990 e o seu impacto na educação pública. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e para o aporte teórico, o texto tem como base os autores Freitas (2021), Santos (2000, 2009, 2014) e Sousa (2021). O resultado das discussões realizadas na pesquisa permite concluir que nos últimos 30 anos, apesar do modelo de desenvolvimento econômico, houve algumas conquistas que favoreceram a educação pública, mas os avanços sofrem ameaças em decorrência do retrocesso vivenciado na política brasileira após 2016.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30.06.2022

Como Citar

MELO DE SOUSA, Maria Solange; APARECIDA SILVA SANTOS FEITOSA, Eliana. A educação brasileira: histórico de privilégios e desigualdades. Revista Fim do Mundo, Marília, SP, v. 3, n. 7, p. 107–121, 2022. DOI: 10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p107-121. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/13085.. Acesso em: 21 nov. 2024.