Epidemia e Educação

a participação dos estudantes nas avaliações de aprendizagem em processo na Escola Estadual de Campinas

Autores

  • Zuleica Cristina Mizael Vicente Unicamp
  • André Ramalho dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p174-187

Palavras-chave:

Avaliação de aprendizagem em processo, vulnerabilidade social, pandemia

Resumo

Atualmente todas as escolas do estado de São Paulo passam por avaliações externas, como o SARESP e as AAPS. Estas a avaliações possuem como meta traçar um panorama do processo de ensino aprendizagem e oferecer aos gestores e professores uma base de dados sobre os alunos que permita a eles desenvolver técnicas mais assertivas para conseguir melhora nos resultados. O objetivo deste trabalho é elencar possíveis motivos para a baixa participação nas 1° e 2° avaliações de aprendizado em processo (AAPs) de matemática. A pesquisa foi realizada com os estudantes de uma escola estadual de ensino fundamental I e II (PEB I, PEB II), localizada na cidade de Campinas\SP, disponibilizadas pela Plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Plataforma CAED). Foram analisadas três AAPs de matemática do corrente ano (1°, 2° e 3° bimestres de 2021) dos estudantes do ensino fundamental II, totalizando 170 estudantes. Também foi aplicado um questionário contendo oito questões objetivas e uma dissertativa afim de compreender o cenário sociocultural no qual os estudantes estão inseridos, bem como sua real capacidade de acompanhar e realizar as atividades durante o período de ensino remoto e híbrido. 113 estudantes responderam ao questionário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Ramalho dos Santos

Mestre em física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro - SP) professor da Rede Estadual de São Paulo, com formação em física e matemática.

Downloads

Publicado

30.06.2022

Como Citar

Mizael Vicente, Z. C., & Ramalho dos Santos, A. (2022). Epidemia e Educação: a participação dos estudantes nas avaliações de aprendizagem em processo na Escola Estadual de Campinas. Revista Fim Do Mundo, 3(7), 174–187. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p174-187

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)