RFM

Sobre a Revista

É um periódico científico interdisciplinar de publicação contínua de edições quadrimestrais, do Instituto Brasileiro de Estudos Contemporâneos (IBEC) e Grupo de Pesquisa Organizações & Democracia (GPOD) da Universidade Estadual Paulista - UNESP, cuja missão é divulgar a produção científica em Filosofia e Ciência Política e áreas correlatas, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento na área.
RFM
e-ISSN: 2675-3871
ISSN (impresso): 2675-3812
Ano de fundação: 2020
Periodicidade: Quadrimestral
Editor responsável: Henrique Tahan Novaes
E-mail institucional: rfm.marilia@unesp.br
Indexadores: Google Acadêmico |REDIB | LatindexScienceGate | Diadorim | AmeliCA

Copyright (c) Revista Fim do Mundo

Creative Commons License

 

Edição Atual

n. 4: jan./abr. 2021 - Capitalismo e Racismo: a práxis negra
RFM 4

Chegamos ao quarto número de nossa Revista Fim do Mundo em um momento de agravamento da presente crise civilizatória que vivemos. Considerando o caráter inerentemente cíclico do processo de acumulação de capital e as características do capitalismo contemporânea, ainda estamos sob os efeitos da crise mundial que estourou em 2007/2008, somada a uma interminável crise sanitária. A resposta a esta crise tem sido o aprofundamento, do ponto de vista global, da dependência das economias periféricas na lógica de acumulação de capital; e do ponto de vista nacional, das reformas neoliberais à classe trabalhadora, configurada como um desmanche do estado democrático de direito e retrocesso das conquistas dos trabalhadores no último século.

No Brasil, com o golpe institucional de 2016 e a crise gerada pela pandemia, esse ”ajuste” da crise à classe trabalhadora, implica no aumento sobremaneira do peso sobre a população negra que historicamente é a mais explorada no país, a velha socialização das perdas na particularidade escravocrata de nossa formação social. Nesse sentido, faz-se necessário uma leitura conjuntural e estrutural da racialização da classe, como particularidade da constituição das relações sociais de produção no Brasil, indicando uma perspectiva crítica frente o Capital.

Publicado: 2021-03-27

Edição completa

Editorial

Artigos

Texto para discussão

Entrevistas

Memorial

Ver Todas as Edições

Bem vindos ao portal da Revista Fim do Mundo!

Revista científica interdisciplinar, vinculada ao pensamento crítico em diálogo com Marx, sobre temas contemporâneos e questões teóricas da modernidade. Aberta aos temas brasileiros e latino-americanos, sobre as profundas transformações mundiais promovidas pelo surgimento do novo capital financeiro, especialmente as políticas, econômicas, ecológicas, científico-tecnológicas e geopolíticas. Atenta a todas as formas da produção intelectual humana.