Da periferia ao centro: experiências de educação popular em El Salvador e seu legado histórico, contradições e desafios atuais na crise do capital.
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p47-69Palavras-chave:
Comunidades camponesas, Educação popular, auto-organização, crise estrutural do capital.Resumo
O presente artigo tenciona abordar a experiência de auto-organização e educação popular de comunidades camponesas salvadorenhas no contexto da guerra popular dos anos 70 e 80. No cerne das transformações no padrão de acumulação capitalista em que houve a passagem de um modelo fordista dependente de acumulação a um padrão pós fordista flexível com a manutenção da matriz agroexportadora de bens primários, as comunidades criaram um poderoso movimento auto-organizado em que a educação popular se tornou elemento fundamental no processo de mudança social, se contrapondo a educação formal. Após um breve histórico dos marcos mais importantes da educação popular na América Latina, faremos um exame dos elementos que caracterizaram a experiência, seu legado histórico, contradições e desafios atuais na crise estrutural do capital.
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