Dez anos de integração do ensino técnico ao médio na habilitação profissional de agropecuária do Centro Paula Souza
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p158-173Palavras-chave:
Educação Profissional, Ensino Integrado, Ensino AgrícolaResumo
O presente artigo propõe se a apresentar uma síntese dos resultados apresentados na dissertação Integração do Ensino Técnico ao Médio na Habilitação Profissional de Agropecuária do Centro Paula Souza, defendida junto ao Programa de Pós – Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. A pesquisa buscou avaliar como ocorre a integração na referida habilitação profissional, após 10 anos de implantação. Tendo como métodos investigativos aplicados, a pesquisa documental, pesquisa bibliográfica; com relação a pesquisa empírica, foram realizadas observações assistemáticas e entrevistas semiestruturadas com docentes de duas unidades agrícolas do Centro Paula Souza. Conclui-se que a Proposta Pedagógica desenvolvida pela instituição está alicerçada em uma abordagem da Pedagogia das Competências que privilegia o desenvolvimento das competências voltadas ao mercado de trabalho, alerta-se para os potenciais desperdiçados ao se negligenciar as demais dimensões da existência humana; além das percepções dos docentes entrevistados com relação ao processo de integração.
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