Dez anos de integração do ensino técnico ao médio na habilitação profissional de agropecuária do Centro Paula Souza

Autores

  • Bruno Michel da Costa Mercurio Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Henrique Tahan Novaes Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p158-173

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino Integrado, Ensino Agrícola

Resumo

O presente artigo propõe se a apresentar uma síntese dos resultados apresentados na dissertação Integração do Ensino Técnico ao Médio na Habilitação Profissional de Agropecuária do Centro Paula Souza, defendida junto ao Programa de Pós – Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. A pesquisa buscou avaliar como ocorre a integração na referida habilitação profissional, após 10 anos de implantação. Tendo como métodos investigativos aplicados, a pesquisa documental, pesquisa bibliográfica; com relação a pesquisa empírica, foram realizadas observações assistemáticas e entrevistas semiestruturadas com docentes de duas unidades agrícolas do Centro Paula Souza. Conclui-se que a Proposta Pedagógica desenvolvida pela instituição está alicerçada em uma abordagem da Pedagogia das Competências que privilegia o desenvolvimento das competências voltadas ao mercado de trabalho, alerta-se para os potenciais desperdiçados ao se negligenciar as demais dimensões da existência humana; além das percepções dos docentes entrevistados com relação ao processo de integração.

Biografia do Autor

  • Bruno Michel da Costa Mercurio, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), graduação em Gestão Pública - FATEC São Paulo (2020) e mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus Marília (2021). Atualmente é orientador educacional - ETEC Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros e pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa Organizações e Democracia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

  • Henrique Tahan Novaes, Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Unesp - Araraquara (2001) e mestrado (2005) e doutorado (2010) em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. No mestrado estudou o Processo de Adequação Sóciotécnica nas Fábricas Recuperadas brasileiras e argentinas, com financiamento da Fapesp. Sua dissertação resultou no Livro - O fetiche da tecnologia - a experiência das fábricas recuperadas - (Expressão Popular/Fapesp, 2007. E 2010, 2a Edição). No doutorado, também com bolsa Fapesp, estudou - a relação universidade-movimentos sociais na América Latina: habitação popular, agroecologia e fábricas recuperadas. Tem experiência em Mundo do Trabalho Associado, Escolas de Movimentos Sociais e relação universidade-movimentos sociais. Coordenador do Curso e Aperfeiçoamento Movimentos Sociais e Crises Contemporâneas à luz dos clássicos do Materialismo Crítico (11a Edição). Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, com ênfase em agroecologia e agrofloresta (parceria UNESP-Centro Paula Souza-PRONERA-Movimentos Sociais). Membro dos grupos de Pesquisa Instituto Brasileiro de Estudos Contemporâneos (IBEC-São Paulo) e Organizações e Democracia (Unesp-Marília). É Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp Marília, desde fev. de 2011 e professor do Programa de Pós Graduação em Educação desde fevereiro de 2013.

Downloads

Publicado

30.06.2022

Como Citar

Dez anos de integração do ensino técnico ao médio na habilitação profissional de agropecuária do Centro Paula Souza. (2022). Revista Fim Do Mundo, 3(7), 158-173. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p158-173