Ideias educacionais para adiar o fim do mundo

Autores

  • Fabiana de Cássia Rodrigues UNICAMP
  • Henrique Tahan Novaes UNESP
  • Aline Marcondes Miglioli Unicamp
  • Fábio S. M. Castro UFABC
  • Zuleica M. Vicente UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p19-27

Palavras-chave:

Fim do Mundo, educação emancipadora, alternativas para além do capital, trabalho docente, Estado capitalista

Resumo

Este texto faz referência ao livro de Ailton Krenak (2019), Ideias para adiar o fim do mundo. A obra traz uma esperança presente na possibilidade de “adiamento”. Estender o tempo, postergar o fim do mundo, nos permitiria vislumbrar a construção de relações sociais para além do capital. As ideias educacionais destacadas neste texto têm em comum o princípio de inserir educadores e educandos nas rédeas do processo pedagógico, indagando e definindo suas finalidades, agindo, desse modo, conscientemente em nome de objetivos coletivos. Pensamos que somente por um caminho em que sejamos genuinamente construtores da realidade há possibilidade de adiar o fim do mundo. E assim, lutar para que, quiçá, seja este apenas o fim do mundo regido pelo capital e, não, o da espécie humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30.06.2022

Como Citar

RODRIGUES , Fabiana de Cássia; NOVAES, Henrique Tahan; MIGLIOLI, Aline Marcondes; CASTRO, Fábio S. M.; VICENTE, Zuleica M. Ideias educacionais para adiar o fim do mundo . Revista Fim do Mundo, Marília, SP, v. 3, n. 7, p. 19–27, 2022. DOI: 10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p19-27. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/13407.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>