Financeirização da Educação
uma síntese do problema
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p29-46Palavras-chave:
educação, financeirização, homo finasusResumo
Neste artigo a autora propõe e discute o conceito de financeirização da educação, conceptualizando-o a partir da atual fase do capitalismo tardio e mostrando a sua essência, qual seja, a subordinação da educação ao capital financeiro e aos seus atores. O artigo também demonstra a influência da financeirização da educação na sociedade e nos indivíduos. O trabalho conclui que o capital financeiro subordina o conteúdo, os objetivos e os valores da sociedade e cria uma atmosfera social em que a educação se torna um condutor da financeirização da sociedade. Portanto, o capital financeiro forma estereótipos para o comportamento social dos principais grupos e leva à formação de um novo tipo de pessoa, o homo fincansus.
Este processo fortalece e acelera a financeirização da economia e da sociedade como um todo. Este trabalho também apresenta as características específicas que distinguem a financeirização da educação em comparação com outros setores sociais e as características que os assemelham.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.