Abordagem da história e cultura afro-brasileira na BNCC do ensino médio

reflexões a partir da lei nº 10.639/03

Autores

  • Washington Góes USP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p135-157

Palavras-chave:

Lei 10.639 – História e Cultura Afro-brasileira – BNCC

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da abordagem da história e cultura afro-brasileiras na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio à luz da Lei nº 10.639/03. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica calcada no exame de artigos acadêmicos, livros, documentos, leis e normas oficiais que incidem nas formulações de políticas, planos e sistemas educativos. Os estudos demonstraram que as abordagens referentes ao ensino da história e cultura afro-brasileira nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e suas Tecnologias não contemplam os anseios da sociedade em relação à educação antirracista; problematizações acerca das questões estruturais e institucionais que são bases para uma cultura racista não estão presentes no documento; as questões raciais são abordadas de modo amplo e universal que privilegia o conhecimento da cultura ocidental eurocêntrica e desconsidera as especificidades de outras culturas. 

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

GÓES, Washington. Abordagem da história e cultura afro-brasileira na BNCC do ensino médio: reflexões a partir da lei nº 10.639/03. Revista Fim do Mundo, Marília, SP, v. 3, n. 7, p. 135–157, 2022. DOI: 10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p135-157. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/13084.. Acesso em: 12 dez. 2024.