Juventude, literatura e cinema
educação dos afetos e emoções na classe (social)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p202-224Palavras-chave:
cultura/educação, classes sociais, desamparo juvenilResumo
Parte-se da ideia de significante cultural e educação como processos de formação de sentidos nos anos 1980 traçando em linhas indeléveis, tecidas delicadamente para serem linhas abertas e não fechadas, sobre significações da década de 80. Desenvolve o tema cultural contra pano de fundo do neoliberalismo ascendente e seus significados marcando a vida da juventude e sua educação não formal: educação das emoções, paixões e afetos; sentidos importantíssimos de posicionamento da juventude na existência e nas estruturas sociais. Assim imbrica cultura com ideologia em um campo de signos e sua instrumentalização como poder. Coloca-se o filme de Francis Ford Coppola, The outsiders (1983), como um significante cultural dos anos 1980 e traça elementos próprios à adolescência. Neste adensamento constante de problemáticas políticas, culturais e sociais (neoliberalismo), a significância dos anos 1980 na forma dos elementos culturais na forma de educação dos sentidos chega-se a algumas conclusões atuais do desamparo neoliberal.
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