Juventude, literatura e cinema

educação dos afetos e emoções na classe (social)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p202-224

Palavras-chave:

cultura/educação, classes sociais, desamparo juvenil

Resumo

Parte-se da ideia de significante cultural e educação como processos de formação de sentidos nos anos 1980 traçando em linhas indeléveis, tecidas delicadamente para serem linhas abertas e não fechadas, sobre significações da década de 80. Desenvolve o tema cultural contra pano de fundo do neoliberalismo ascendente e seus significados marcando a vida da juventude e sua educação não formal: educação das emoções, paixões e afetos; sentidos importantíssimos de posicionamento da juventude na existência e nas estruturas sociais. Assim imbrica cultura com ideologia em um campo de signos e sua instrumentalização como poder. Coloca-se o filme de Francis Ford Coppola, The outsiders (1983), como um significante cultural dos anos 1980 e traça elementos próprios à adolescência. Neste adensamento constante de problemáticas políticas, culturais e sociais (neoliberalismo), a significância dos anos 1980 na forma dos elementos culturais na forma de educação dos sentidos chega-se a algumas conclusões atuais do desamparo neoliberal.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Micke Doti, CEETEPS (CPS) - Fatec

    Professor e pesquisador em regime integral (RJI) do CPS (CEETEPS) do Estado de São Paulo na Faculdade de Tecnologia (Fatec/Campus Mococa) e psicanalista (em formação). O campo intelectual de meus estudos configura-se especialmente nas interfaces entre filosofia da tecnologia, sociedade e formas atuais de sujeição. Isso envolve e articula de maneira muito especial a filosofia, a crítica social e a psicanálise com suas potencialidades de intervenção nesta crítica não sendo apenas, mas também, um campo clínico. Dentro desta perspectiva dá-se, então, estudos relacionados com as TICs e suas modalidades, suas configurações sobre os indivíduos dentro de uma sociedade de controle e de modulação das subjetividades, afetando-as tanto em seu fazer psíquico como também em seus atos educacionais fortemente imbricados. Isto é altamente relevante quando se fala em mundo digital e educação, sobretudo a depender qual o conceito de educação está em evidência: educação como formação e engajamento de sujeitos em complexidades da realidade histórica e social a lhe permear a existência.
    Formado em Ciências Econômicas (Unesp/FCLAr), mestrado em Filosofia Política (Unicamp/IFCH), mestrado em Sociologia (Unesp/FCLAr), doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos (Unicamp/FEM) e pós-doutorado em Pesquisas Energéticas (UFABC/CECS).

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

Juventude, literatura e cinema: educação dos afetos e emoções na classe (social). (2022). Revista Fim Do Mundo, 3(7), 202-224. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p202-224