Notas sobre a educação na Venezuela: a escola na comuna ou a comuna como escola?
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p86-106Palavras-chave:
Educação, Comuna, Poder Popular, VenezuelaResumo
Neste artigo apresentamos algumas impressões sobre a experiência de educação e formação política da Escola Técnica Agropecuária “Ernesto Guevara” na Comuna Socialista Agroecológica El Maizal, localizada entre os estados de Lara e Portuguesa na Venezuela. Consideramos que esta experiência corresponde a um processo de educação oriunda da auto-organização popular, vinculada à organização produtiva da comuna, e que se constitui em parte essencial da resistência ao imperialismo e da estratégia de organização para a territorialização do poder popular no país. Para refletirmos sobre a referida experiência, analisamos alguns marcos legais concernentes à educação e à organização comunal do país, bem como a proposta pedagógica da escola, além da observação in loco de algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes na Comuna El Maizal nos meses de fevereiro e março de 2022.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.