Notas sobre a educação na Venezuela: a escola na comuna ou a comuna como escola?

Autores

  • Simone Maria Magalhães Meleán FEUSP
  • Héctor Ilich Meleán Durán IBEC

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p86-106

Palavras-chave:

Educação, Comuna, Poder Popular, Venezuela

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas impressões sobre a experiência de educação e formação política da Escola Técnica Agropecuária “Ernesto Guevara” na Comuna Socialista Agroecológica El Maizal, localizada entre os estados de Lara e Portuguesa na Venezuela. Consideramos que esta experiência corresponde a um processo de educação oriunda da auto-organização popular, vinculada à organização produtiva da comuna, e que se constitui em parte essencial da resistência ao imperialismo e da estratégia de organização para a territorialização do poder popular no país. Para refletirmos sobre a referida experiência, analisamos alguns marcos legais concernentes à educação e à organização comunal do país, bem como a proposta pedagógica da escola, além da observação in loco de algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes na Comuna El Maizal nos meses de fevereiro e março de 2022.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Maria Magalhães Meleán, FEUSP

    Educadora Popular, militante do Movimento das trabalhadoras e dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST, doutoranda no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP.

  • Héctor Ilich Meleán Durán, IBEC

    Militante do Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST e pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos Contemporâneos/ IBEC.

Downloads

Publicado

30.06.2022

Como Citar

MAGALHÃES MELEÁN, Simone Maria; MELEÁN DURÁN, Héctor Ilich. Notas sobre a educação na Venezuela: a escola na comuna ou a comuna como escola? . Revista Fim do Mundo, Marília, SP, v. 3, n. 7, p. 86–106, 2022. DOI: 10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p86-106. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/13275.. Acesso em: 13 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)