Identificação dos termos matemáticos utilizados no ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesa

um estudo exploratório em escolas inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p169-186

Palavras-chave:

Termos matemáticos, Surdez, Língua Gestual Portuguesa, Ensino Básico

Resumo

A Matemática é uma área fundamental de ensino, cuja especificidade da linguagem representa, para alunos surdos, um desafio à sua aprendizagem, devido à ausência de gestos representativos de muitos conceitos/termos. Em Portugal, as escolas de referência para alunos surdos dispõem de recursos especializados, nomeadamente Professores de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e Intérpretes de LGP, com o propósito de mitigar as limitações associadas às questões linguísticas. Os objetivos do presente estudo são (a) identificar os termos matemáticos no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico para os quais não existe uma tradução direta para a LGP, (b) perceber como as Intérpretes atuam nas aulas de Matemática perante a inexistência de gestos para alguns termos matemáticos, e c) compreender o processo colaborativo nas aulas de Matemática entre os Professores de LGP, os Professores de Matemática e as Intérpretes de LGP. Neste estudo, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, orientada por tópicos em formato de quadro em que é solicitado aos participantes identificarem os termos/conceitos matemáticos que integram a matriz curricular do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Participaram no estudo três Professores de LGP e três Intérpretes de LGP, com idades compreendidas entre os vinte e seis e os trinta e quatro anos. Os resultados obtidos permitiram realizar um levantamento dos termos matemáticos para os quais não existe tradução para a LGP. Adicionalmente, constatou-se que os Professores de LGP apresentam uma tendência para o ensino restrito de conteúdos relacionados apenas com a disciplina que lecionam, embora tenham-se revelado disponíveis para colaborar na procura de respostas eficazes perante a ausência de gestos formais para alguns termos/conceitos matemáticos, enquanto as Intérpretes adotam diferentes estratégias perante este constrangimento. Este estudo realça a necessidade de criação e difusão de símbolos gestuais representativos dos diversos termos matemáticos que integram o currículo escolar, assim como a importância do trabalho colaborativo entre os diversos agentes educativos que intervém no processo de ensino-aprendizagem com alunos surdos.

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Biografia do Autor

  • Anabela Cruz-Santos, Universidade do Minho
    Instituto de Educação, Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial
  • Maria Helena MARTINHO, Universidade do Minho

    Doutora em Didática da Matemática. Professora auxiliar do Centro de Investigação em Educação( CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

  • João Paulo SARAIVA, Universidade do Minho

    Mestre em Ensino. Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

  • Isabel ALMENDRA, Universidade do Minho

    Mestre em Ensino. Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

CRUZ-SANTOS, Anabela; MARTINHO, Maria Helena; SARAIVA, João Paulo; ALMENDRA, Isabel. Identificação dos termos matemáticos utilizados no ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesa: um estudo exploratório em escolas inclusivas . Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 1, p. 169–186, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p169-186. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13254.. Acesso em: 22 nov. 2024.