O Impacto da Equitação Terapêutica nos Fatores Psicomotores em Crianças em Idade Pré-Escolar com Necessidades Especiais

Autores

  • Vanessa MARTINHO
  • Anabela CRUZ-SANTOS
  • Sofia SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n2.03.p23

Palavras-chave:

Necessidades especiais, Equitação Terapêutica, Intervenção Precoce, Desenvolvimento psicomotor, Delineamento de sujeito-único

Resumo

Este estudo pretendeu investigar o impacto que a intervenção psicomotora poderá ter no âmbito da Equitação Terapêutica. Participaram deste estudo quatro crianças (quatro e cinco anos de idade) com necessidades especiais. A metodologia utilizada neste estudo foi o single-subject design, através do ABA, no qual o período A consistiu nas avaliações individuais, sem haver intervenção, e o período B consistiu na intervenção, quando os participantes foram expostos ao Programa Psicomotor de Equitação Terapêutica, baseado na Bateria Psicomotora (FONSECA, 2010) e no Body Skills (WERDER; BRUININKS, 1988). A intervenção decorreu num período de 12 semanas, em sessões semanais de 1 hora, perfazendo um total de 18 semanas. Os resultados permitiram concluir que com a implementação do Programa Psicomotor de Equitação Terapêutica, observou-se um aumento ao nível do desempenho na tonicidade, lateralização, noção do corpo, estruturação espaciotemporal, praxia global e praxia fina, em todas as crianças, relativamente ao período sem a implementação do Programa Psicomotor de Equitação Terapêutica salientando-se a importância da Equitação Terapêutica como uma prática eficaz e adequada junto de crianças com estas problemáticas.

Recebido em: 23 de março de 2017

Modificado em: 11 de agosto de 2016

Aceito em: 02 de outubro de 2017

Biografia do Autor

  • Vanessa MARTINHO
    Instituto de Educação, Universidade do Minho, Mestre em Educação Especial, Especialização em Intervenção Precoce. Tem trabalhado como Técnica de Equitação Terapêutica e Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora em contextos de apoio a crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.
  • Anabela CRUZ-SANTOS
    Instituto de Educação, CIEd, Universidade do Minho; Professora Auxiliar; Doutorada em Estudos da Criança, Especialização em Educação Especial. Membro de Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação, Universidade do Minho. Tem atuado com: Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Problemas de Comunicação, Transição para a Vida Adulta.
  • Sofia SANTOS
    Professora Auxiliar da Faculdade de Motricidade Humana - UIDEF – Instituto da Educação da Universidade de Lisboa; Doutorada em Educação Especial. Membro do Centro de Pesquisa em Educação Especial e UIDEF do Instituto da Educação, tendo como principais áreas de interesse: Educação Especial, Serviços e Organizações de Apoio, Direitos e Autodeterminação para Pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), Transição para a Vida Adulta e Empregabilidade e Terapia Psicomotor.

Publicado

2018-04-02

Edição

Seção

Artigos