O Impacto da Equitação Terapêutica nos Fatores Psicomotores em Crianças em Idade Pré-Escolar com Necessidades Especiais
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n2.03.p23Palavras-chave:
Necessidades especiais, Equitação Terapêutica, Intervenção Precoce, Desenvolvimento psicomotor, Delineamento de sujeito-únicoResumo
Este estudo pretendeu investigar o impacto que a intervenção psicomotora poderá ter no âmbito da Equitação Terapêutica. Participaram deste estudo quatro crianças (quatro e cinco anos de idade) com necessidades especiais. A metodologia utilizada neste estudo foi o single-subject design, através do ABA, no qual o período A consistiu nas avaliações individuais, sem haver intervenção, e o período B consistiu na intervenção, quando os participantes foram expostos ao Programa Psicomotor de Equitação Terapêutica, baseado na Bateria Psicomotora (FONSECA, 2010) e no Body Skills (WERDER; BRUININKS, 1988). A intervenção decorreu num período de 12 semanas, em sessões semanais de 1 hora, perfazendo um total de 18 semanas. Os resultados permitiram concluir que com a implementação do Programa Psicomotor de Equitação Terapêutica, observou-se um aumento ao nível do desempenho na tonicidade, lateralização, noção do corpo, estruturação espaciotemporal, praxia global e praxia fina, em todas as crianças, relativamente ao período sem a implementação do Programa Psicomotor de Equitação Terapêutica salientando-se a importância da Equitação Terapêutica como uma prática eficaz e adequada junto de crianças com estas problemáticas.
Recebido em: 23 de março de 2017
Modificado em: 11 de agosto de 2016
Aceito em: 02 de outubro de 2017
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