Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p149-160

Palavras-chave:

Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Ensino a distância, COVID-19

Resumo

Entre os alunos mais afetados pela COVID-19 estão aqueles que apresentam necessidades educativas especiais, sobretudo, no que concerne o acesso aos recursos tecnológicos necessários à participação no ensino a distância. O presente estudo pretende compreender os recursos tecnológicos existentes, em contexto domiciliário, a alunos com deficiência auditiva e deficiência visual. A amostra é constituída por 68 alunos, com idades compreendidas entre os dois e os dezanove anos, que frequentavam escolas da rede pública em Portugal. Os dados analisados evidenciam que o computador é o equipamento mais presente nos domicílios e, ao nível da internet, a maioria dispõe de uma ligação cuja qualidade varia de média a boa. Relativamente às aulas síncronas, a taxa de frequência variou entre os 60% e os 100%, tendo sido observado um efeito da disponibilidade de recursos sobre o nível de frequência. Este estudo permitiu conhecer a realidade atual, no que diz respeito à capacidade das famílias de crianças com necessidades educativas especiais para proporcionarem os recursos necessários à participação e inclusão dos seus filhos neste modelo de ensino, possibilitando uma intervenção atempada com vista ao sucesso educativo destes alunos.

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Biografia do Autor

João Paulo Saraiva, Universidade do Minho

Mestre em Ensino  com formação especializada em Educação Especial, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Experiência no apoio a alunos com deficiência auditiva, em contexto de ensino bilíngue em escolas de referência. Autor e coautor de artigos publicados em revistas científicas com revisão por pares na área da Educação Especial. Em termos de interesses de investigação, centram-se, sobretudo, nos processos de aprendizagem da leitura e da escrita, assim como nas questões relacionadas com a influência do bilinguismo/bimodalismo na aprendizagem da matemática em alunos com deficiência auditiva.

Anabela Cruz-Santos, Universidade do Minho

Instituto de Educação, Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial

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Publicado

2021-12-22