Anúncios

Chamada para publicação - v. 16 n.2 2022

2022-10-18

O Conselho Executivo da Revista Aurora – Revista discente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unesp de Marília – tem o prazer de convidar pesquisadoras/es de todo país a submeterem artigos científicos para a para publicação no - v.16 n.2 2022.

O campo político brasileiro tem estado em debate profundo desde as jornadas de junho de 2013, resultando no Impeachment da então presidenta Dilma Rousseff, e posteriormente na eleição do atual presidente Jair Bolsonaro. As intensas transformações no campo político ascendem no ano de 2022, com as eleições federais e estaduais.

Os temas do debate são amplos, e passam pela discussão da identidade política nacional, remetendo à termos clássicos como populismo, corporativismo, trabalhismo, mas também a discussões e refundações de termos antigos, como presidencialismo de coalisão, semiparlamentarismo ou mesmo o significado de democracia. Ainda, a atuação de grupos de pressão se estabelecem cada vez mais como a Bancada Ruralista, a Frente Parlamentar Evangélica, o Movimento Negro, o Movimento LGBTQIA+, entre outros atores políticos.
A identidade política da população brasileira é ainda outro tema em debate, com os diversos recortes de classe, raça, religião, ideologia política, orientação sexual, identidade de gênero, etc.

Nesse sentido, pesquisas quantitativas e qualitativas têm buscado compreender a realidade política brasileira, assim como as identidades dos diversos grupos e sua atuação, tanto em sentido macro como micro, buscando assim discutir a atual situação da república brasileira. Questões como: quais são as identidades e ideologias predominantes no Brasil, segundo os critérios interseccionais? Quais são os grupos de poder na contemporaneidade? Existem rupturas? Continuidades? Ainda, há aqueles que a partir desses dados buscam traçar possíveis soluções para o desenvolvimento social, político e econômico do país. Nesse campo, existem questões como: Qual o melhor modelo para o país? O desenvolvimentismo? O trabalhismo? O Liberalismo? O Socialismo? Ainda são possíveis análises a partir desses modelos?

 

Saiba mais sobre Chamada para publicação - v. 16 n.2 2022

Edição Atual

v. 15 n. 1 (2022)
					Visualizar v. 15 n. 1 (2022)
Publicado: 2022-10-18

Apresentação

Dossiê

Normas

Ver Todas as Edições