Reflexões sobre o processo de produção da hipermídia na pesquisa antropológica
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Palavras-chave

Antropologia
Pesquisa
Relatório
Hipermídia

Como Citar

Reflexões sobre o processo de produção da hipermídia na pesquisa antropológica. Revista Aurora, [S. l.], v. 17, p. e024004, 2024. DOI: 10.36311/1982-8004.2024.v17.e024004. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/13030.. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O artigo avalia a utilização da hipermídia e sua linguagem na divulgação dos trabalhos científicos. Resultado de projeto de pesquisa sobre o trabalho feminino nas religiões afro-brasileiras, construímos um site a fim de comunicar os resultados da pesquisa empírica. “Obrigação” no candomblé se refere a todas as atividades realizadas para a realização das cerimônias e a obrigação principal é a preparação das comidas sagradas para o sacrifício aos deuses, posteriormente repartida com a comunidade. Equiparamos esses trabalhos nos terreiros com os trabalhos domésticos relacionando-o com a condição do trabalho feminino no cenário local para mostrar o caráter voluntário e de resistência à exploração quando realizado na comunidade religiosa afro-brasileira. A hipermídia foi composta em formato de mosaico de fotografias acrescido por uma diversidade de imagens (vídeos, áudio, fotos, slides e textos escritos) que versam sobre as várias faces das atividades das cozinheiras de religião afro-brasileira desde sua família e seus afazeres domésticos no lar ao seu trabalho remunerado. A exibição dos resultados da pesquisa na hipermídia segue o mesmo fundamento da investigação científica, ou seja, ambas são reconstruções da realidade social elaborada para responder ao problema levantado. Assim como a linguagem escrita não substituiu a linguagem falada, o relatório audiovisual não substitui o relatório escrito, ele é complementar a este. Porém, diferentemente deste, representa o conceitual através da experiência do sujeito no mundo. Enquanto instrumento de comunicação científica, contribui com novas condições de diálogo observador/observado porque favorece a todos os envolvidos na investigação.

 

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