Autoria e Contribuição

Autoria e contribuição

 Com base nas diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) e Contributor Roles Taxonomy (CRediT) em relação aos critérios de autoria e contribuição, bem como, garantir a transparência e o reconhecimento adequado dos colaboradores; a Revista Aurora estabelece os critérios mínimos de autoria e contribuição.

A Taxonomia de Funções de Colaborador (CRedit) estabelece 14 categorias que representam as diversas atividades realizadas pelos colaboradores na produção de trabalhos acadêmicos científicos. Essas categorias delineiam a contribuição específica de cada colaborador, englobando não apenas as funções tradicionais de autoria, mas também outras responsabilidades associadas. 

Nesse contexto, todas as contribuições devem ser devidamente registradas. É possível atribuir múltiplas funções a cada colaborador individualmente, assim como uma mesma função pode ser atribuída a diversos colaboradores.

  1. Conceitualização: Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos abrangentes de pesquisa.
  2. Curadoria de dados: Atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), limpar e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, quando necessário para interpretar os próprios dados) para uso inicial e reutilização posterior.
  3. Análise de dados: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudos.
  4. Recebimento de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto que deu origem a esta publicação.
  5. Pesquisa: Condução do processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos ou coleta de dados/evidências.
  6. Metodologia: Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
  7. Administração do projeto: Responsabilidade de direção e coordenação do planejamento e execução da atividade de pesquisa.
  8. Recursos (Disponibilização de ferramentas): Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
  9. Software (Desenvolvimento, implementação e teste de software): Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
  10. Supervisão: Supervisão e responsabilidade de liderança pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo orientação externa à equipe principal.
  11. Validação (Validação de dados e experimentos): Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade global de resultados/experiências e outros produtos de pesquisa.
  12. Visualização (Design da apresentação dos dados): Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, nomeadamente visualização/apresentação de dados.
  13. Redação do manuscrito original: Preparação, criação e/ou apresentação da obra publicada, designadamente redação inicial (incluindo tradução substantiva).
  14. Redação - revisão e edição: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado pelos integrantes do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão – incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

 

Os autores que se enquadram nos critérios de Contributor Roles Taxonomy (CRediT) acima, também deverão concordar em:

 

Seleção do periódico: Os autores devem concordar em submeter o artigo à nossa revista.

Responsabilidade: Os autores concordam em assumir a responsabilidade pelo conteúdo do artigo e compartilhar a responsabilidade pela resolução de quaisquer questões levantadas com relação à sua precisão ou integridade. Eles devem estar preparados para abordar e responder a quaisquer preocupações ou perguntas sobre o trabalho publicado.

Conformidade com padrões éticos: Os autores devem aderir às diretrizes éticas na publicação científica. Isso inclui evitar o plágio, respeitar os direitos de propriedade intelectual, obter as permissões necessárias e revelar quaisquer conflitos de interesse.

Os/As Editores/as da Revista Aurora tem o compromisso de defender essas políticas de autoria e contribuição e garantir sua transparência. Ao seguir essas diretrizes, os autores podem contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, mantendo padrões éticos e promovendo um ambiente de pesquisa justo e inclusivo.

 

Por que a autoria é importante?

A autoria tem implicações acadêmicas, sociais e financeiras. Ela fornece crédito e implica responsabilidade pelo trabalho publicado. É fundamental garantir que as pessoas que contribuíram para um artigo sejam devidamente reconhecidas como autores. Da mesma forma, os autores reconhecidos devem entender sua responsabilidade e obrigação pelo conteúdo que está sendo publicado.

 

Como a revista lidará com reclamações e recursos

Resolução de disputas: Existem processos para gerenciar possíveis disputas relacionadas à autoria ou à contribuição. Se surgirem quaisquer discordâncias, os autores são incentivados a se envolver em um diálogo aberto e construtivo para chegar a uma solução.

Os editores da revista não decidem sobre a ordem de autoria nem arbitram disputas. No caso de disputas não resolvidas, a(s) instituição(ções) onde o trabalho foi realizado será(ão) solicitada(s) a investigar

 

Reclamações

 As reclamações podem ser encaminhadas ao e-mail oficial da revista (aurora.marilia@unesp.br), a qual será analisada por uma comissão especial do conselho editorial, pautando-se nas diretrizes do COPE.

Fonte: Committee on Publication Ethics (COPE) e Contributor Roles Taxonomy (CRediT