Processo de Avaliação pelos Pares

Toda contribuição submetida à Revista Aurora passa, primeiramente, por uma avaliação preliminar dos Editores que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto, bem como, por verificação de Similaridade/Plágio (iThenticate/Turnitin). As submissões que passaram pelo processo de verificação editorial, são encaminhadas para duas/dois avaliadoras/es ad hoc especializadas/os na temática, que servirão de subsídio aos editores, podendo-se consultar um/a terceira/o parecerista em caso de conflito nas avaliações. O sistema de revisão é duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas.  

Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

 Os pareceres poderão resultar em 4 tipos de avaliações: Aceitar; Aceitar com revisões; Submeter novamente para avaliação; Rejeitar.

 A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas.

 

A avaliação é feita com base no Formulário de avaliação

 

Quesitos orientadores para a avaliação objetiva da submissão

Apreciação geral do artigo

Análise da importância do artigo para a área de conhecimento inserida.

Análise da fundamentação científica e do método.

Os objetivos do artigo estão bem definidos?

O texto possui clareza, coerência e objetividade?

A metodologia seguida foi exposta?

O artigo é dividido em seções e possui estrutura interna?

Os argumentos apresentados possuem rigor e densidade?

A análise feita corresponde aos dados apresentados?

O artigo cumpre os objetivos aos quais se propôs?

O resumo do artigo é adequado? (Possui objetivo, método e conclusão do trabalho).

O/A avaliador/a atribui um conceito de qualidade ao artigo, sendo eles: excelente, bom, regular, ruim ou péssimo, que, junto aos quesitos elencados acima, cumpre um papel didático e contribui para o aprimoramento do trabalho.