Processo de Avaliação pelos Pares

Diretrizes e Avaliação por pares

Avaliação Preliminar

Toda contribuição submetida à Revista Aurora passa, primeiramente, por uma avaliação preliminar dos Editores que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, aspectos como contribuição e ineditismo do texto, bem como, por verificação de Similaridade/Plágio (iThenticate/Turnitin) e de inteligência artificial.

Em caso de verificação de plágio, bem como, uso indevido da Inteligência Artificial, os responsáveis ficam proibidos de nova submissão à revista pelos próximos cinco anos.

Avaliação por pares

As submissões que passaram pelo processo de verificação editorial, são encaminhadas para duas/dois avaliadoras/es ad hoc especializadas/os na temática, que servirão de subsídio aos editores, podendo-se consultar um/a terceira/o parecerista em caso de conflito nas avaliações. O sistema de revisão é duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas.  

As modificações e/ou correções sugeridas pelos pareceristas quanto ao conteúdo e/ou à redação são repassadas aos autores, que terão um prazo delimitado para efetuarem as alterações requeridas ou justificar a sua manutenção.

 Os pareceres poderão resultar em 4 tipos de avaliações: Aceitar; Aceitar com revisões; Submeter novamente para avaliação; Rejeitar.

A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas. A decisão final fica a cargo da comissão editorial, coordenada pelo editor responsável pela avaliação.

Prazos

O tempo médio entre a submissão e a publicação de artigos, quando aceitos, é de seis meses, a fim de serem cumpridas cuidadosamente as etapas de revisões finais dos autores, revisão gramatical, normalização, diagramação, editoração.

Conflito de interesses

Autores ou revisores devem declarar possíveis conflitos de interesse na submissão ou avaliação. No caso dos autores, tal conflito pode se apresentar na forma de alguma relação direta ou institucional com o corpo editorial, com possíveis avaliadores, como, por exemplo pertencer ao mesmo departamento de algum dos editores, ser ou ter sido orientado ou orientador dos integrantes do corpo editorial. No caso dos revisores, alguns conflitos podem ser expressos pela ciência ou possibilidade de participação efetiva na composição do manuscrito, ter sido orientado ou orientador do trabalho enviado, ser da mesma instituição dos autores ou possuir algum grau de parentesco com algum deles. Tais elementos não impedem a submissão ou publicação do artigo, mas serão direcionados de tal forma a evitar possíveis deslizes na lisura no processo.

Escolha dos pareceristas

O pareceristas são escolhidos a partir da base de dados de revisores cadastrados no sistema da revista. Os revisores são doutores, vinculados a programas de pós-graduação em Ciências Sociais e suas áreas correlatas.

Critérios de avaliação

Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

A avaliação é feita com base no Formulário de avaliação

Quesitos orientadores para a avaliação objetiva da submissão 

Apreciação geral do artigo

Análise da importância do artigo para a área de conhecimento inserida.

Análise da fundamentação científica e do método.

Os objetivos do artigo estão bem definidos?

O texto possui clareza, coerência e objetividade?

A metodologia seguida foi exposta?

O artigo é dividido em seções e possui estrutura interna?

Os argumentos apresentados possuem rigor e densidade?

A análise feita corresponde aos dados apresentados?

O artigo cumpre os objetivos aos quais se propôs?

O resumo do artigo é adequado? (Possui objetivo, método e conclusão do trabalho).

O/A avaliador/a atribui um conceito de qualidade ao artigo, sendo eles: excelente, bom, regular, ruim ou péssimo, que, junto aos quesitos elencados acima, cumpre um papel didático e contribui para o aprimoramento do trabalho.

Taxa de Rejeição

 A taxa de rejeição de artigos no ano de 2023 foi de 40%.