Compromisso Ético

O periódico segue os padrões éticos de publicação do Committee on Publication Ethics (COPE), cujos princípios estão descritos aqui. Práticas de plágio, autoplágio, falsificação e fabricação de dados não são permitidas. Essas más condutas científicas são definidas, respectivamente, pela Academia Brasileira de Ciências da seguinte maneira ( Acesso completo):

  1. Plágio envolvendo a apropriação de ideias e do trabalho de outros sem o crédito devido;
  2. Autoplágio ou republicação de resultados científicos já divulgados, como se fossem novos, sem informar publicação prévia;
  3. Falsificação ou manipulação de dados, procedimentos e resultados;
  4. Fabricação de resultados e de registros como se fossem reais;

De forma subsidiaria, a Revista Aurora segue as diretrizes da Universidade Estadual Paulista ˜"Júlio de Mesquita Filho"(UNESP) -  Guia de boas Práticas acadêmicas.

- Guia Scielo de boas práticas científicas (Acesse aqui)

- Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa (DORA) (Acesse aqui)

Todos os manuscritos submetidos ao periódico são examinados por meio de programas de detecção de similaridade/Plágio. A Revista Aurora utiliza a ferramenta iThenticate da Turnitin no processo de verificação de similaridade e a prevenção ao plágio acadêmico e profissional.

Se plágio, autoplágio (reciclagem de texto) ou publicação redundante for identificado, os editores tomarão medidas seguindo as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações-COPE e considerarão a possibilidade de suspender o processo de avaliação ou retratar uma publicação (conforme a Política de errata e Retratação), os responsáveis ficam proibidos de nova submissão à revista pelos próximos cinco anos.

A ferramenta iThenticate é assinada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e está disponível a todas as Revistas hospedadas no Portal de Periódicos da UNESP.

A Comissão Editorial se compromete com os princípios de impessoalidade, transparência e confidencialidade nas avaliações, preservando os direitos de avaliadores/as, autores/as e instituições envolvidos/as no processo editorial. As reclamações ou suspeitas de más condutas de autores, avaliadores ou mesmo da equipe editorial, podem ser encaminhadas ao e-mail oficial da revista (aurora.marilia@unesp.br), a qual será analisada por uma comissão especial do conselho editorial, pautando-se nas diretrizes do COPE.

Fonte: COPE