Conformação do habitus docente pelo discurso neoliberal de organismos internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2024.v17.e024003

Palavras-chave:

Discurso hegemônico, Política educacional, Habitus docente

Resumo

Este artigo analisa a concepção de formação docente que se apresenta nos documentos produzidos por Organismos Internacionais e que implementam-se à educação brasileira, de modo a engendrar uma cultura de performatização à função do professor. Defendemos a ideia de que este fato está relacionado a uma política global da educação que historicamente vem habituando um metacontexto de transformações e renovações mediante diretrizes e normas previstas em arcabouço legal. Em nossa análise, vamos contemplar o discurso de um dos agentes, a Unesco, que vale-se da monopolização do discurso para a formulação de instrumentos de políticas por meio de sujeitos do conhecimento pertencentes a sua cátedra educacional. Concluímos o artigo, vislumbrando os desdobramentos desses discursos na promoção de um estilo corporativo e gerencial, e de que modo se assentam nos documentos brasileiros como perspectivas para o papel do professor. No que diz respeito à metodologia, empreendemos pesquisa documental, com análise de conteúdo em documento produzido no âmbito da Unesco. Nossa fundamentação teórica sustenta-se em Pierre Bourdieu e suas concepções de estrutura, ação, campo e habitus.

Palavras-chave: Discurso hegemônico; Política educacional; Habitus docente.

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Biografia do Autor

  • Viviane Toraci Alonso de Andrade Andrade, Fundacao Joaquim Nabuco

    Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014); desde fevereiro de 2007,
    servidora concursada da Fundação Joaquim Nabuco e lotada desde 2015 na Diretoria de Formação Profissional e Inovação (DIFOR). Coordenadora 2016/2019 do Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica. Docente do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, coordena o Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab).

  • Edna Cristina Jaques Brelaz Castro, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Mestra em Sociologia pela Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj (2020); Servidora concursada na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa (2014); Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, câmpus Marília (PPGCS/UNESP). E-mail: cristina.brelaz@unesp.br; Texto final de trabalho dissertativo com adaptações.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANDRADE, Viviane Toraci Alonso de Andrade; CASTRO, Edna Cristina Jaques Brelaz. Conformação do habitus docente pelo discurso neoliberal de organismos internacionais. Revista Aurora, Marília, SP, v. 17, p. e024003, 2024. DOI: 10.36311/1982-8004.2024.v17.e024003. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/14339.. Acesso em: 21 nov. 2024.