Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA)

Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA)            

A Revista Aurora visa fornecer maior transparência e orientação para os editores, avaliadores e autores em relação ao uso de IA generativa e às tecnologias assistidas por IA.

Com base nos estudos iniciais realizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), CAMBRIDG UNIVERSITY PRESS e ELSEVIER, sobre autoria,  Chatbots e Inteligência Artificial Generativa em Relação a Publicações Acadêmicas, a Revista Aurora delimita as seguintes normas de submissão e avaliação:

Para autores: O uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA são estritamente proibidas para escrita de artigo, geração de resultados, criar ou alterar imagens ou elementos gráficos. Só podem ser utilizadas para melhorar a linguagem e legibilidade do artigo. A aplicação da tecnologia deve ser feita com supervisão e controle humano e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado. É importante mencionar que, se utilizadas, os autores deverão divulgar uso de IA e tecnologias assistidas por IA e uma declaração aparecerá no trabalho publicado. As ferramentas de IA não podem ser listadas como autores de um artigo. Os autores são totalmente responsáveis ​​pelo conteúdo do seu manuscrito, mesmo pelas partes melhoradas por uma ferramenta de IA, e são, portanto, responsáveis ​​por qualquer violação da ética de publicação (SAMPAIO, 2023).

1. Chatbots não podem ser listados como autores ou co-autores de nenhum artigo submetido à Revista Aurora. Nenhuma ferramenta de IA deve ser utilizada na geração de textos que compõem a estrutura do artigo a ser submetido ao periódico. 

Os chatbots não atendem aos critérios de autoria, pois não são capazes de assumir responsabilidade moral ou legal pela originalidade e integridade do trabalho, aprovação da versão final do texto à ser publicado, bem como, compreender conflitos de interesse ou gerenciar contratos de direitos autorais e de licença.

2. Caso uma ferramenta de IA for utilizada para funções relativas ao apoio e sistematização de elementos que serviram de auxílio à produção do artigo, os autores devem ser transparentes sobre seu objetivo, além de especificar qual chatbot foi utilizado e as demais informações sobre sua aplicação na produção do artigo. 

Os autores que usarem ferramentas de IA na produção de imagens ou elementos gráficos do artigo, coleta e análise de dados, entre outras funções que não categorizam a produção de texto do artigo, devem ser transparentes ao divulgar no Resumo, introdução e Materiais e Métodos (ou seção semelhante) o tipo de chatbot utilizado, a função desempenhada pela ferramenta de IA e como esse processo ocorreu.

A fim de possibilitar análise científica, incluindo a replicação e a identificação de falsificação, as informações sobre o uso da ferramenta de IA devem ser disponibilizadas em sua totalidade, incluindo também as especificidades da ferramenta, resultados da pesquisa, a hora e a data da consulta.

3. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo de seu manuscrito, mesmo aqueles relativos à pesquisa, organização e análise de dados e informações que compõem o artigo. Portanto, são responsáveis por qualquer violação da ética de publicação, (para além daqueles já causados pelos recortes específicos que configuram a pesquisa em humanidades), plágio, fabricação ou falsificação, incluindo textos e imagens gerados pela IA.

Caso o (a) autor (a) tenha feito uso da IA é preciso incluir antes das referências, um tópico com o título ‘Declaração de IA e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita’. Na declaração, os autores devem especificar a ferramenta utilizada, o motivo e a forma de aplicação.

Formato Sugerido para a Declaração:  

“Durante a preparação deste trabalho, o(s) autor(es) utilizou(aram) [nome da ferramenta/modelo ou serviço] versão [número e/ou data] para [justificar o motivo]. Após o uso desta ferramenta/modelo/serviço, o(s) autor(es) revisou(aram) e editou(aram) o conteúdo em conformidade com o método científico e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.”

Para editores e avaliadores: Os editores e avaliadores não devem carregar um manuscrito submetido ou qualquer parte dele em uma ferramenta de IA generativa, pois isso pode violar a confidencialidade e os direitos de propriedade dos autores e, quando o artigo contém informações de identificação pessoal, pode violar os direitos de privacidade de dados. Também não devem ser usadas para auxiliar na avaliação ou no processo de tomada de decisão de um manuscrito, pois o pensamento crítico e a avaliação original necessários para este trabalho estão fora do escopo desta tecnologia e há um risco que a tecnologia gerará conclusões incorretas, incompletas ou tendenciosas sobre o manuscrito. O editor é responsável pelo processo editorial, pela decisão final e pela comunicação da mesma aos autores (SAMPAIO, 2023).

1. Os editores e pareceristas da Revista Aurora não devem em nenhuma circunstância utilizar ferramentas de IA para efetuar as avaliações e análises dos artigos submetidos ao periódico. 

Caso ocorra a utilização de qualquer ferramenta de IA durante o processo de análise e avaliação de submissões, os(as) editores(as) e pareceristas devem informar sua utilização e estarem cientes que a avaliação/análise fornecida será desconsiderada do processo editorial.

 

REFERÊNCIAS

CAMBRIDGE. Auhorship and contributorship. 2023. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/services/authors/publishing-ethics/research-publishing-ethics-guidelines-for-journals/authorship-and-contributorship. Acesso em: 12 Jun. 2024.

COPE. Authorship and AI tools, 2023. Disponível em: https://publicationethics.org/cope-position-statements/ai-author. Acesso em: 12 Jun. 2024.

ELSEVIER. The use of generative AI and AI-assisted technologies in writing for Elsevier, 2023. Disponível em:  https://www.elsevier.com/about/policies-and-standards/the-use-of-generative-ai-and-ai-assisted-technologies-in-writing-for-elsevier. Acesso em: 12 Jun. 2024.

SAMPAIO, Rafael Cardoso. Recomendações iniciais para editores de periódicos científicos sobre o uso de Inteligência Artificial generativa. Blog DADOS, 2023 [published 07 Feb. 2023]. Available from: http://dados.iesp.uerj.br/recomendacoes-iniciais-para-editores-de-periodicos-cientificos-sobre-o-uso-de-inteligencia-artificial-generativa/. Acesso em: 12 Jun. 2024.