Educação para o futuro

o passo a passo para construir uma gestão educacional focada em resultados, de Renato Feder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2024.v17.e024014

Palavras-chave:

educação, tecnologia, lógica empresarial, resultados

Resumo

A resenha apresenta o livro de Renato Feder, atual secretário da educação do estado de São Paulo, mostrando que os pilares trazidos pelo empresário são não só limitados, como problemáticos, transformando a educação em mercadoria, um projeto neoliberal pautado em resultados. Publicado em 2023, o livro tem como objetivo trazer os pilares que o empresário julga fundamentais para uma gestão educacional focada em resultados que, segundo ele, são pilares do futuro. É um exemplo claro da política empresarial na educação, atrelado à gestão por resultados e desconectado de leituras da área educacional. Parte de sua gestão no Paraná, trazida agora para São Paulo, foi mensurar quantitativamente, por meio de um painel de Business Inteligence (plataforma BI) a frequência, a suposta aprendizagem e acesso às plataformas impostas por sua equipe. O que o autor de fato apresenta é uma lógica mercadológica de resultados que pode ter algum mérito no curto prazo e apenas mostra que medidas quantitativas (algo bem questionável), mas não sustenta uma educação humana e crítica desejada a quem, de fato, entende de educação. O livro promove reflexões vazias e analogias que formam falsos silogismos, provando que o secretário enquanto um (pseudo) entusiasta da educação não passa de um messiânico, um antagonista autoritário, cujas lições não deveriam compor uma biblioteca da área educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lenina Vernucci da Silva, Universidade de São Paulo

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), São Paulo, Brasil.  Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), processo número: 88887.940115/2024-00. E-mail: leninavernucci@usp.br

Referências

FEDER, Renato. Educação para o futuro. O passo a passo para construir uma gestão educacional focada em resultados. São Paulo: 2. ed. Gente, 2023

PEREIRA, R. da S. Proposições da OCDE para América Latina: o Pisa como instrumento de padronização da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1717–1732, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12756. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12756. Acesso em: 20 maio. 2024.

SALOKANGAS, Maija; KAUKO, Jaakko. Tomar de empréstimo o sucesso finlandês no PISA? Algumas reflexões críticas, da perspectiva de quem faz este empréstimo. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1353-1365, dez., 2015.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

Resenha

Como Citar

DA SILVA, Lenina Vernucci. Educação para o futuro: o passo a passo para construir uma gestão educacional focada em resultados, de Renato Feder. Revista Aurora, Marília, SP, v. 17, p. e024014, 2024. DOI: 10.36311/1982-8004.2024.v17.e024014. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/15988.. Acesso em: 21 nov. 2024.