Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Revista Aurora é uma revista de fluxo contínuo e periodicidade semestral, recebe artigos para seção livre (Miscelânea) e artigos para dossiê temático, além de resenhas e entrevistas. A revista não exige uma titulação mínima para submissão de artigos. Não há qualquer taxa para a submissão de contribuições para a revista. Do mesmo modo, depois de aprovado, todo material é compartilhado livremente e sem qualquer custo para os leitores e autores no nosso site.

 

* Todos os trabalhos devem ser submetidos pela plataforma da revista eletrônica

(https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora), após o cadastro do autor. As contribuições para a revista eletrônica Aurora deverão seguir as seguintes especificações:

 

*GARANTINDO AVALIAÇÕES POR PARES CEGA (BLIND REVIEW)

Para garantir o sigilo da identidade dos autores os artigos não devem conter os nomes dos autores, instituição de afiliação ou qualquer outra informação que possa identificá-los. Também devem ser removidas as informações pessoais das Propriedades do arquivo submetido (tutorial para Microsoft Word disponível AQUI).

As informações dos autores deverão ser preenchidas somente nos campos específicos, durante o processo de submissão online (Passo 3. Metadados da submissão), as quais são de acesso exclusivo aos editores da revista.

O sistema de revisão é duplo cego (Double Blind Review) clique aqui.

 

1. Da submissão de artigos para a seção Dossiê e Miscelânea

A seção Dossiê da revista Aurora aceita a submissão de artigos inéditos e exclusivos, que deve respeitar os períodos de chamadas de trabalho de cada edição, bem como sua temática. Para a submissão de artigos na seção Dossiê, os autores devem ser pós-graduados ou vinculados a um programa de pós-graduação.

A seção Miscelânea da revista Aurora aceita a submissão de artigos inéditos e exclusivos, de autores pós-graduados ou vinculados a um programa de pós-graduação. O artigo deverá respeitar os períodos de chamadas de trabalhos de cada edição. Sua temática não deverá se enquadrar na temática proposta nas chamadas de trabalhos, ficando isolada da seção Dossiê.

1.1 Cada artigo será remetido a dois parecerista do Conselho Editorial.

1.2 Cada autor pode submeter um artigo para cada seção.

1.3 Não há limites de artigos submetidos como co-autor.

1.4 O artigo deve ser submetido em formato .doc (editor compatível com Word for Windows), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, alinhamento justificado, com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2 cm. Deve incluir título, resumo e palavras chaves (em português e em uma língua estrangeira – ver itens 1.2.4 e 1.2.5).

1.4.1 O artigo deve conter no mínimo 12 (doze) e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas, excluídas as utilizadas para referências.

1.4.2 O título deve ser colocado em letra maiúscula e negrito no início do texto, de forma centralizada.

1.4.3 O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser colocado(s) em itálico, alinhado à direita e abaixo do (s) nome (s), o ORCID. Em cada nome deve ser colocado uma nota de rodapé com os dados do autor: vínculo institucional, titulação, financiamento (quando houver) endereço eletrônico e origem do texto (dissertação, tese, trabalho apresentado em evento, etc.) (este itém será exigido pelo/a editor/a, em caso de aprovação do manuscrito no processo avaliativo, portanto, não deve compor o manuscrito de submissão).

1.4.4 O resumo em português deve conter entre 100 e 250 palavras, seguido de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave, figurando abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, e separadas entre si e por ponto e finalizadas por ponto.

1.4.5 É obrigatório o título, o resumo e as palavras-chave em um dos idiomas: alemão, francês, espanhol, italiano ou inglês (preferencialmente em inglês); apresentados em seguida da versão em português.

1.4.6 As referências bibliográficas são obrigatórias e devem seguir as Normas ABNT NBR 6023/2002, sendo apresentadas no final do artigo.

1.4.7 As notas de rodapé, se houverem, devem ser explicativas e enumeradas com algarismos arábicos, com numeração progressiva até o fim do artigo.

1.4.8 As citações, de acordo com as Normas ABNT NBR 10520/2002, seguem o sistemas autor/data, de acordo com o seguinte critério: SOBRENOME (ano, página) ou (SOBRENOME, ano, página). Exemplos: COELHO (1980, p. 35) ou (COELHO, 1980, p. 35). As citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo e devem aparecer entre aspas. A partir de quatro linhas, devem estar em destaque com letra tamanho 10 (dez) e recuo de quatro centímetros à esquerda, com espaçamento entre linhas simples.

1.4.9 Para informações sobre apresentação de tabelas, anexos, siglas, ilustrações e fórmulas/equações, confrontar as Normas ABNT NBR 6022/2002.

1.5 No caso de publicação, a revista Aurora se reserva ao direito de manter o trabalho permanentemente disponível, permitindo-se ao autor a republicação, em quaisquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a publicação original.

 

2. Da submissão de Resenhas

 

2.1 As resenhas devem ser submetidas na plataforma da revista eletrônica (https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora).

2.2 A resenha deve ser submetida em formado .doc (editor compatível com Word for Windows), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.

2.2.1 Deve ter no mínimo 2 (duas) e no máximo 5 (cinco) páginas, e deve contar com os dados bibliográficos do livro resenhado.

2.2.2 Deve ser especificado o título  (em português e em língua estrangeira) e o autor originais do livro resenhado.

2.2.3 O nome do autor da resenha deve ser colocado em itálico, alinhado à direita e abaixo do nome, o ORCID. No nome, deve ser colocado uma nota de rodapé com os dados do autor: vínculo institucional, titulação, financiamento (quando houver) endereço eletrônico (este itém será exigido pelo/a editor/a, em caso de aprovação do manuscrito no processo avaliativo, portanto, não deve compor o manuscrito de submissão).

2.3 Apenas serão aceitas resenhas de livros publicados nos últimos dois anos.

2.4 As citações, de acordo com as Normas ABNT NBR 10520/2002, seguem o sistemas autor/data, de acordo com o seguinte critério: SOBRENOME (ano, página) ou (SOBRENOME, ano, página). Exemplos: COELHO (1980, p. 35) ou (COELHO, 1980, p. 35). As citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo e devem aparecer entre aspas. A partir de quatro linhas, devem estar em destaque com letra tamanho 10 (dez) e recuo de quatro centímetros à esquerda, com espaçamento entre linhas simples.

 

3 Da Submissão de entrevistas

3.1 As entrevistas devem ser submetidas na plataforma da revista eletrônica (https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora).

3.2 As entrevistas devem ser submetidas em formado.doc (editor compatível com Word for Windows), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, justificado.

3.2.1 As entrevistas devem ser escritas em língua portuguesa, conter no mínimo 8 (oito) e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo imagens, tabelas e notas de rodapé.

3.2.2 Deve conter o título em português e em língua estrangeira (de preferência o inglês); devem ter 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave em português e em língua estrangeira e um texto introdutório acerca do entrevistado. As palavras escritas em idioma diferente do adotado na redação do artigo devem ser redigidas em itálico.

3.3 Toda entrevista precisará de autorização por escrito do entrevistado informando que autoriza a publicação do conteúdo. A autorização deve ser submetida como documento suplementar no sistema de submissão da revista.

 

Checklist de Preparação da Submissão

Primeiro, os autores e autoras devem garantir que cumprem a checklist de preparação da submissão:

1) O manuscrito é original, não foi publicado, e não está sendo avaliado por outro periódico;

2) O manuscrito não possui autocitação;

3) A identificação de autoria foi removida do corpo do texto, das notas e das propriedades dos arquivos de todos os documentos submetidos à avaliação (confira o menu propriedades de todos os documentos);

4) Os arquivos de texto da submissão estão em formato .docx, .rtf ou .odt;

5) O texto segue completamente o estilo de formatação e os requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores;

6) Os autores possuem um registro ORCID (https://orcid.org/).

 

PRAZO DE AVALIAÇÃO

O parecerista deverá preencher um "Formulário de Avaliação", uniforme e objetivo, elaborado pelos editores. É concedido o prazo de 60 dias para a emissão do parecer. Contudo, não é possível estabelecer com exatidão os prazos para o processo que depende dos pareceristas.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a revista pelo e-mail: aurora.revista@gmail.com

Artigos

A Revista Aurora, além dos artigos para dossiês temáticos, recebe artigos em fluxo contínuo, publicando-os semestralmente na seção "Miscelânea". 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.