A música e formação humana na educação básica: os estudos de gênero e os direitos humanos das mulheres para a formação integral
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.06.p59Palabras clave:
Educação, História da Educação, Gênero, Direitos Humanos das Mulheres, MúsicaResumen
A Educação é estabelecida na Constituição Federal Brasileira como um Direito Fundamental, devendo ser incentivada para o desenvolvimento integral da pessoa humana (art.205, CF/88). Desta forma, embasadas pela Lei Máxima (CF/88) em conjunto com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, nº 9394/96) é direito das alunas e alunos, um ensino para além dos conteúdos obrigatórios curriculares, assim como, o saber da historicidade contida na luta das mulheres por seus direitos, patriarcado, cidadania, ou seja, questões envolventes de gênero, cultura e direitos humanos. Louro (2015) enfatiza a questão do gênero, perante uma sociedade que foi construída historicamente sob corpos sexuados, e, diante da conjuntura de extremo conservadorismo político-social brasileira (eleições presidenciais 2018), é notável a urgência dos estudos de gênero nas escolas para a desmistificação de conceitos falaciosos sobre o presente tema. Valorando a seriedade dos estudos de gênero com os aportes artísticos, enaltecendo a música, pretendemos com o presente artigo, mostrar a possibilidade da sensibilização para com a humanidade no processo Educativo, além da conscientização de que, para mudar a cultura social, é necessário ressaltar a importância do conhecimento para com o aprendizado histórico da sociedade em que vivemos. Em acordo com Lima e Akuri (2017) para o aprendizado, a criança precisa de motivação para agir, ou seja, possui a necessidade de sentir e se envolver, indo ao encontro da pedagogia histórico-crítica sistematizada por Demerval Saviani (2013) que inclui o aprendizado da criança com a realidade, desafiando pedagogas e pedagogos a aderirem a processos formativos mais humanos.
Submissão: 2019-03-08
Aceite: 2019-10-17
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El documento publicado pasa a ser propiedad de la revista RIPPMar, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la licencia Creative Commons CC BY adoptada por la revista, debiendo citarse la fuente original de publicación. No se cobran tarifas de envío, evaluación o edición.