Os instrumentos do trabalho didático na educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5.n1.06.p61Palabras clave:
Educação Brasileira, Manuais didáticos, História da educação no BrasilResumen
O objetivo deste texto é apresentar por meio de revisão bibliográfica, a influência dos instrumentos do trabalho didático na educação brasileira. Nesse sentido, faz-se necessário realizar um recuo histórico de forma a compreender os elementos determinantes do processo de escolarização das massas, que consiste num dos pontos centrais do debate sobre as pesquisas em educação e são determinantes das condições concretas em que se deram as ações e os embates sociais que permeiam a educação. Acreditamos que as políticas educacionais no Brasil sempre estiveram atreladas a forma histórica de organização do trabalho didático hegemônica no decorrer do século XX. Em última instância, podemos afirmar que sua estruturação se moldou em consequência dos interesses econômicos e políticos nacionais e internacionais, determinantes das possibilidades e finalidades da educação em razão das demandas do mundo capitalista, e os manuais didáticos foram a grande alavanca que viabilizou esse processo.
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