Trabalhando e alterando percepções sobre a deficiência física na educação infantil com atividades de estratégias de leitura
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5.n1.11.p127Palabras clave:
Educação Infantil. Deficiência. Estratégias de leitura. Atividades práticas.Resumen
a deficiência é uma construção social e as percepções, gerarão concepções que influenciarão em atitudes frente a pessoa com deficiência. Partindo desse pressuposto, é necessário que se trabalhe com a temática desde a Educação Infantil e uma das formas de realizar esse trabalho é utilizando da literatura. A partir disso, obtiveram-se realizar atividades práticas de estratégias de leitura, com o livro Esta é Sílvia e compreender percepções de crianças de 4 anos de uma Escola Municipal de Educação Infantil de uma cidade do interior de São Paulo sobre a deficiência física, antes e após a leitura desse livro. Para isso, utilizou-se como procedimento metodológico: rodas da conversa e desenhos elaborados pelas crianças antes e após as atividades de estratégias de leitura. Foi possível verificar que além de possibilitar estratégias de leitura, o livro em questão possibilitou alterar percepções de crianças de 4 anos sobre a deficiência física, trazendo informações positivas sobre a temática.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El documento publicado pasa a ser propiedad de la revista RIPPMar, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la licencia Creative Commons CC BY adoptada por la revista, debiendo citarse la fuente original de publicación. No se cobran tarifas de envío, evaluación o edición.