Trabalhando e alterando percepções sobre a deficiência física na educação infantil com atividades de estratégias de leitura

Autores/as

  • Aline de Novaes Conceição Unesp

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5.n1.11.p127

Palabras clave:

Educação Infantil. Deficiência. Estratégias de leitura. Atividades práticas.

Resumen

a deficiência é uma construção social e as percepções, gerarão concepções que influenciarão em atitudes frente a pessoa com deficiência. Partindo desse pressuposto, é necessário que se trabalhe com a temática desde a Educação Infantil e uma das formas de realizar esse trabalho é utilizando da literatura. A partir disso, obtiveram-se realizar atividades práticas de estratégias de leitura, com o livro Esta é Sílvia e compreender percepções de crianças de 4 anos de uma Escola Municipal de Educação Infantil de uma cidade do interior de São Paulo sobre a deficiência física, antes e após a leitura desse livro. Para isso, utilizou-se como procedimento metodológico: rodas da conversa e desenhos elaborados pelas crianças antes e após as atividades de estratégias de leitura. Foi possível verificar que além de possibilitar estratégias de leitura, o livro em questão possibilitou alterar percepções de crianças de 4 anos sobre a deficiência física, trazendo informações positivas sobre a temática.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2019-07-26

Número

Sección

Artículos del Dossier

Cómo citar

CONCEIÇÃO, Aline de Novaes. Trabalhando e alterando percepções sobre a deficiência física na educação infantil com atividades de estratégias de leitura. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 5, n. 1, p. 127–141, 2019. DOI: 10.36311/2447-780X.2019.v5.n1.11.p127. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/8767.. Acesso em: 24 nov. 2024.