A afetividade e ludicidade nos estudos étnico-raciais nas escolas municipais de Beberibe-CE: uma desconstrução do preconceito racial

Autores/as

  • Rayssa da Silva Moura
  • Flávio Melo de Souza
  • Alexandre dos Santos Rocha

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.02.p9

Palabras clave:

Escola, Afetividade, Ludicidade, Aprendizagem, Identidades

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir o preconceito étnico-racial por meio da afetividade e ludicidade no contexto educativo do teatro. Ao participarem da encenação das peças teatrais, os alunos ficam motivados a aprender, o que lhes permitem construir seus próprios conhecimentos, e, ao mesmo tempo, se identificarem com a história e cultura da população negra. As escolas municipais incentivadas pelo Projeto Beberibe Multicor desenvolvem o teatro como uma ferramenta educativa, que tem contribuído com a autoafirmação das identidades dos sujeitos e melhoria da autoestima, e, por conseguinte, da aprendizagem. Acredita-se que seja possível desconstruir por meio da afetividade e ludicidade as práticas racistas e preconceituosas nas escolas. Por fim, é necessário que tomemos consciência dessa triste realidade que ainda vivenciam os negros e afro-brasileiros nessa sociedade que exclui pela diferença.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rayssa da Silva Moura

    Discente do Curso de Pedagogia do Instituto Educacional Cearense (IEC) e do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Auxiliar pedagógica da Creche Municipal Maria Zéa de Queiroz Ferreira.

  • Flávio Melo de Souza

    Discente dos Cursos de Pedagogia do Instituto Educacional Cearense (IEC) e do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

  • Alexandre dos Santos Rocha

    Historiador (UVA), Pedagogo (FAK), Cientista Humano (UNILAB), especialista em Museologia e Psicopedagogia (FVJ), mestrando em Educação e Ensino (UECE/FAFIDAM/FECLESC) e bacharelando em Antropologia (UNILAB). Docente do Instituto Educacional Cearense (IEC).

Publicado

2018-12-24

Número

Sección

Artículos del Dossier

Cómo citar

MOURA, Rayssa da Silva; SOUZA, Flávio Melo de; ROCHA, Alexandre dos Santos. A afetividade e ludicidade nos estudos étnico-raciais nas escolas municipais de Beberibe-CE: uma desconstrução do preconceito racial. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 4, n. 2, p. 9–18, 2018. DOI: 10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.02.p9. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/8655.. Acesso em: 21 nov. 2024.