A afetividade e ludicidade nos estudos étnico-raciais nas escolas municipais de Beberibe-CE: uma desconstrução do preconceito racial
DOI:
https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.02.p9Palavras-chave:
Escola, Afetividade, Ludicidade, Aprendizagem, IdentidadesResumo
Este artigo tem como objetivo discutir o preconceito étnico-racial por meio da afetividade e ludicidade no contexto educativo do teatro. Ao participarem da encenação das peças teatrais, os alunos ficam motivados a aprender, o que lhes permitem construir seus próprios conhecimentos, e, ao mesmo tempo, se identificarem com a história e cultura da população negra. As escolas municipais incentivadas pelo Projeto Beberibe Multicor desenvolvem o teatro como uma ferramenta educativa, que tem contribuído com a autoafirmação das identidades dos sujeitos e melhoria da autoestima, e, por conseguinte, da aprendizagem. Acredita-se que seja possível desconstruir por meio da afetividade e ludicidade as práticas racistas e preconceituosas nas escolas. Por fim, é necessário que tomemos consciência dessa triste realidade que ainda vivenciam os negros e afro-brasileiros nessa sociedade que exclui pela diferença.
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