História da educação no Brasil

as características de sua constituição

Autores

  • Guilherme Herreira Alves Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.n1.p59

Palavras-chave:

História da Educação, Pesquisa, Institucionalização

Resumo

Apresentam-se resultados parciais de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, vinculada à linha “Filosofia e História da Educação”, em nível de mestrado. Visando contribuir para a compreensão do processo de consolidação das pesquisas em História da Educação no Brasil, sem fazer uma cronologia, enfoca-se em apresentar as principais características históricas que estimularam e permitiram que as pesquisas dedicadas à temática ganhassem espaço nos meios científicos nacionais. Por meio de uma abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, a análise preliminar possibilita constatar o processo de constituição do campo da História da Educação no Brasil, tomada inicialmente como uma disciplina e, após um longo período, consolidando-se enquanto campo de pesquisa vinculado ao desenvolvimento da universidade brasileira e Programas de Pós-Graduação e, ao mesmo tempo, fortalecido pelas diversas iniciativas de entidades e associações, grupos de pesquisa e pesquisadores brasileiros que contribuíram para configurar esse campo de ensino e pesquisa.

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Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

HERREIRA ALVES, Guilherme. História da educação no Brasil: as características de sua constituição. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 8, n. 1, p. 59–72, 2022. DOI: 10.36311/2447-780X.2022.n1.p59. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/13529.. Acesso em: 10 nov. 2024.