Aplicação de metodologia ativa “painel de controle” no melhoramento do aprendizado da disciplina de enogastronomia: um relato de experiência

Autores

  • Manuella Macêdo Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Sergiano De Lima Aaraújo
  • Glauber Carvalho Nobre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Mikaelle Barboza Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n2.02.p9

Palavras-chave:

discentes, saberes, protagonista, autônomo, dinâmico

Resumo

As metodologias ativas contribuem para tornar a aprendizagem mais significativa, tornando o discente protagonista do processo de construção do conhecimento. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência docente, ao aplicar a metodologia ativa de “Painel de Controle”, dentro do conteúdo programático de “Nacionalidade dos Vinhos”, da disciplina de Enogastronomia, do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e como essa metodologia contribuiu para produzir uma aprendizagem mais significativa. Foi possível observar que a aplicação da Metodologia ativa “Painel de Controle”, na disciplina de “Enogastronomia”, ao abordar a temática de “Nacionalidade de Vinhos”, tornou o estudante mais proativo; estimulou a criatividade dos discentes, contribuindo para a melhoria de sua didática, domínio do conteúdo e  interligação entre os diversos conceitos estudados na disciplina; melhorou a desenvoltura e diálogo, entre os estudantes, contribuindo para a melhor integração, em sala de aula; melhorou o rendimento dos alunos, bem como contribui par a construção de uma aprendizagem individual e coletiva mais significativa.

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Biografia do Autor

  • Manuella Macêdo Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Atuação na área de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Gastronomia, desenvolvendo projetos que visam desenvolvimento regional da Região Nordeste (estado do Ceará), Alto Oeste Potiguar e agregação de valor a resíduos agroindustriais. Desenvolvimento e execução de projetos nos seguintes temas: obtenção, purificação e estudo da goma de cajueiro,obtenção de carotenóides e flavonóides a partir do bagaço do peúnculo do caju, desenvolvimento de pesquisas e tecnologias relacionadas à Produtos de Origem Vegetal, tendo atuado por seis anos desenvolvendo os seguintes temas: caju, vitamina C, carotenóides, elaboração de salgadinho de feijão, teor de cera de carnaúba, mel, elaboração de farinhas ricas em fibras, elaboração de produtos de panificação. Atualmente, ocupo o cargo de Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia (2018 a presente data), atuando em projetos de pesquisa e extensão na área de elaboração de novos produtos.

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos de Dossiê

Como Citar

MACÊDO BARBOSA, Manuella; DE LIMA AARAÚJO, Sergiano; CARVALHO NOBRE, Glauber; BARBOZA CARDOSO, Mikaelle. Aplicação de metodologia ativa “painel de controle” no melhoramento do aprendizado da disciplina de enogastronomia: um relato de experiência. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 6, n. 2, p. 9–24, 2020. DOI: 10.36311/2447-780X.2020.v6.n2.02.p9. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/11837.. Acesso em: 21 nov. 2024.