Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Todos os autores e/ou coautores devem ter cadastro no ORCID (https://orcid.org)
  • A contribuição é original e inédita, podendo ser comprovada por meio de verificação em ferramenta de similaridade Turnitin; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, DOC ou DOCx
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Trata-se de pesquisa com seres humanos? Em caso afirmativo, o número do Comitê de Ética deverá ser informado na submissão.
  • Trata-se de resultado de pesquisa com agência de fomento? Em caso afirmativo, apresentar o certificado de aprovação do relatório final.

Diretrizes para Autores

  1. Todos os textos originais devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista, versão OJS 3.3.0.11, endereço:<https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/index/index>.
  2. O texto deve estar gravado no formato ‘DOC’ (Microsoft Word), formatado e padronizado de acordo com o Template e as recomendações da RIPPMar. Os metadados deverão ser preenchidos: título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição em que trabalha, endereço postal, ORCID, telefone e e-mail.
  3. Os textos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês. Os resumos devem incluir no máximo 250 palavras. No caso do texto original ser escrito em inglês, elaborar o segundo resumo ou em português ou em espanhol, o(s) autor(es) pode(m) escolher.
  4. A submissão deve estar formatada de acordo com o Template da Revista. O estilo usado em cada parte do Template está identificado com o prefixo RIPPMar, por exemplo “1-RIPPMar-Título do Artigo 1” para facilitar sua identificação.
  5. Todos os textos, originais, devem ser digitados em espaço 1,5cm, com margens de 3cm (superior e esquerda) e 2cm (inferior e direita), cuja página deve estar no tamanho A4. As páginas devem ser numeradas. A formatação do corpo do texto é fonte Times New Roman 12. Os parágrafos devem ser justificados e com espaçamento 1.5 cm entre linhas. A primeira linha tem um deslocamento de 1.25 cm.
  6. O artigo deve ser organizado em tópicos, como descrito logo a seguir. O título dos tópicos deve ser digitado em letras maiúsculas (ex.: RESUMO, INTRODUÇÃO, etc.). A citação de tabelas e figuras deve iniciar com letras maiúsculas (ex.: como se mostra na Tabela 1, como apresentado na Figura 2, etc.).
  7. Todas as submissões são verificadas com o Turnitin, que é uma ferramenta antiplágio e de verificação de similaridade.
  8. As referências devem utilizar a NBR 6023/2018. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es), mas serão conferidos antes da publicação. Os autores, também, devem observar as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6023/2018), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2023), apresentação de originais (NBR 12256), norma para datar (NBR 5892/2019), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2012) e resumos (NBR 6028/2021), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.
  9. Não publicamos artigos que não se apresentem em linguagem científica, com erros gramaticais e/ou ortográficos. Os autores são responsáveis pela tradução (quando for o caso) e correções ortográficas, gramaticais e de estilo das submissões.
  10. O autor deve estar ciente de que qualquer violação dos direitos autorais, de leis de propriedade intelectual e códigos de ética são inaceitáveis e proibidos nesta Revista.
  11. Pelo menos um autor deve ter o título de doutor.

Artigos do Dossiê

Textos analíticos que apresentam resultados originais de trabalhos de investigação e/ou de reflexão teórico-metodológica

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.