Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Fontes
Indexadores
Buscar
Cadastro
Portal de periódicos
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 12 (2023)
v. 8 n. 12 (2023)
Publicado:
2023-07-06
Editorial
Editorial
Comissão Editorial
1
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p1
Sumário
Comissão Editorial
PDF
Dossiê Temático: Educação Especial sob a perspectiva gramsciana
APRESENTAÇÃO
Douglas Christian Ferrari de Melo, João Henrique da Silva
02-03
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p02-03
AS CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA COMO FERRAMENTA DISCURSIVA PELA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES NA DISPUTA PELA HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (1990-2018)
João Henrique da Silva
04-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p04-25
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
ARGUMENTOS E CONSENSO FORMULADOS EM TORNO DO DECRETO N°10.502/2020
Suelen Priscila Ferreira Alves, Sally Cristina Gouveia da Silva Ferreira, Rosimeire Maria Orlando
26-47
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p26-47
A META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA DE GRAMSCI
Eliesér Toretta Zen, Lisandra Senra Avancini Bendineli, Luzinete de Souza Oliveira
48-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p48-70
GRAMSCI
UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NESSE “MUNDO GRANDE, COMPLICADO E TERRÍVEL”
Douglas Christian Ferrari de Melo, Décio Nascimento Guimarães, Patrícia Teixeira Moschen Lievore
71-92
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p71-92
Tradução
GRAMSCI NÃO INCAPACITADO
Ana Souza Pereira
93-119
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p93-119
Dossiê Temático: “FILOSOFIA DA PRÁXIS E TRADUTIBILIDADE: LEGADO DE GRAMSCI NA AMÉRICA LATINA” - III COLÓQUIO INTERNACIONAL ANTONIO GRAMSCI (IGS-BRASIL)
APRESENTAÇÃO
Anita Helena Schlesener, Helton Messini da Costa, Maria Margarida Machado
120-125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p120-125
PARTITO COMUNISTA D’ITALIA E ANTIFASCISMO (1921-1923)
Marília Gabriella Machado, Rodrigo Morente de Andrade
126-141
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p126-141
A QUESTÃO DO ESTADO EM GRAMSCI
CONSTRUÇÃO DA HEGEMONIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
142-161
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p142-161
A RECEPÇÃO DOS ESTUDOS SUBALTERNOS NO BRASIL
COMO O SUJEITO SUBALTERNO É DEFINIDO NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS
Tiago Júnior Ramos Pereira
162-177
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p162-177
O PIONEIRISMO DE VICENTE DE PAULA FALEIROS NA INTRODUÇÃO DO PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO NOS ANOS 1970
Ariadne Rodrigues, Ana Lole
178-196
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p178-196
A OFICINA HABILITADA
OS ANTECEDENTES DA LEITURA FILOLÓGICA DE GRAMSCI
Aruã Silva de Lima
197-214
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p197-214
ESTADO, DOMINAÇÃO BURGUESA E SOCIEDADE CIVIL
UMA ANÁLISE GRAMSCIANA A PARTIR DA LEITURA DE DANTAS, PRONKO E GUIDO LIGUORI
Filipe Joaquim Kalenguessa, Samara Morais
215-233
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p215-233
A PEDAGOGIA POLÍTICA DE ANTONIO GRAMSCI
Gilberto José de Amorim, João Antônio Rocha
234-252
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p234-252
O ESTADO AMPLIADO E A PEQUENA POLÍTICA PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
Luiza de Almeida da Cruz Campos, Jaqueline Pereira Ventura
253-272
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p253-272
PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
INTELECTUAL ORGÂNICO E MEDIADOR DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Waldirlene Telles Coutinho Baldan, Marcelo Lima
273-289
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p273-289
Artigos
PENSAMENTO POLÍTICO LATINO-AMERICANO
CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE JOSÉ CARLOS MARIÁTEGUI
Enndiel dos Santos Mendes
290-307
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p290-307
A QUESTÃO DA RAÇA E O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO DE JOSÉ CARLOS MARIÁTEGUI
DO NACIONAL AO INTERNACIONAL
Danielle Gonçalves Passos do Nascimento
308-325
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p308-325
RAÇA E CLASSE NA AMÉRICA LATINA
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE MARIÁTEGUI PARA A TEORIA MARXISTA NA AMÉRICA LATINA
Yasmin Couto de Jesus
326-342
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p326-342
NOTAS SOBRE A TEORIA CRÍTICA DE ROBERT W. COX, A REVOLUÇÃO PASSIVA, O DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO E OS TEMPOS HISTÓRICOS
Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos
343-358
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p343-358
Lista de Pareceristas
LISTA DE PARECERISTAS
Comissão Editorial
PDF
Dados
Revista Práxis e Hegemonia Popular
e-ISSN:
2526-1843
Versão OJS 3.4.0.5
atualizado 10/06/2024
Idioma
English
Español
Português
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários