v. 8 n. 12 (2023)

					Visualizar v. 8 n. 12 (2023)
Publicado: 2023-07-06

Editorial

  • Editorial

    Comissão Editorial
    1
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p1
  • Sumário

    Comissão Editorial

Dossiê Temático: Educação Especial sob a perspectiva gramsciana

  • APRESENTAÇÃO

    Douglas Christian Ferrari de Melo, João Henrique da Silva
    02-03
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p02-03
  • AS CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA COMO FERRAMENTA DISCURSIVA PELA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES NA DISPUTA PELA HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (1990-2018)

    João Henrique da Silva
    04-25
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p04-25
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL ARGUMENTOS E CONSENSO FORMULADOS EM TORNO DO DECRETO N°10.502/2020

    Suelen Priscila Ferreira Alves, Sally Cristina Gouveia da Silva Ferreira, Rosimeire Maria Orlando
    26-47
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p26-47
  • A META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA DE GRAMSCI

    Eliesér Toretta Zen, Lisandra Senra Avancini Bendineli, Luzinete de Souza Oliveira
    48-70
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p48-70
  • GRAMSCI UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NESSE “MUNDO GRANDE, COMPLICADO E TERRÍVEL”

    Douglas Christian Ferrari de Melo, Décio Nascimento Guimarães, Patrícia Teixeira Moschen Lievore
    71-92
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p71-92

Tradução

  • GRAMSCI NÃO INCAPACITADO

    Ana Souza Pereira
    93-119
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p93-119

Dossiê Temático: “FILOSOFIA DA PRÁXIS E TRADUTIBILIDADE: LEGADO DE GRAMSCI NA AMÉRICA LATINA” - III COLÓQUIO INTERNACIONAL ANTONIO GRAMSCI (IGS-BRASIL)

  • APRESENTAÇÃO

    Anita Helena Schlesener, Helton Messini da Costa, Maria Margarida Machado
    120-125
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p120-125
  • PARTITO COMUNISTA D’ITALIA E ANTIFASCISMO (1921-1923)

    Marília Gabriella Machado, Rodrigo Morente de Andrade
    126-141
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p126-141
  • A QUESTÃO DO ESTADO EM GRAMSCI CONSTRUÇÃO DA HEGEMONIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
    142-161
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p142-161
  • A RECEPÇÃO DOS ESTUDOS SUBALTERNOS NO BRASIL COMO O SUJEITO SUBALTERNO É DEFINIDO NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS

    Tiago Júnior Ramos Pereira
    162-177
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p162-177
  • O PIONEIRISMO DE VICENTE DE PAULA FALEIROS NA INTRODUÇÃO DO PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO NOS ANOS 1970

    Ariadne Rodrigues, Ana Lole
    178-196
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p178-196
  • A OFICINA HABILITADA OS ANTECEDENTES DA LEITURA FILOLÓGICA DE GRAMSCI

    Aruã Silva de Lima
    197-214
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p197-214
  • ESTADO, DOMINAÇÃO BURGUESA E SOCIEDADE CIVIL UMA ANÁLISE GRAMSCIANA A PARTIR DA LEITURA DE DANTAS, PRONKO E GUIDO LIGUORI

    Filipe Joaquim Kalenguessa, Samara Morais
    215-233
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p215-233
  • A PEDAGOGIA POLÍTICA DE ANTONIO GRAMSCI

    Gilberto José de Amorim, João Antônio Rocha
    234-252
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p234-252
  • O ESTADO AMPLIADO E A PEQUENA POLÍTICA PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES

    Luiza de Almeida da Cruz Campos, Jaqueline Pereira Ventura
    253-272
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p253-272
  • PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTELECTUAL ORGÂNICO E MEDIADOR DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

    Waldirlene Telles Coutinho Baldan, Marcelo Lima
    273-289
    DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p273-289

Artigos

Lista de Pareceristas