PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

INTELECTUAL ORGÂNICO E MEDIADOR DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Autores

  • Waldirlene Telles Coutinho Baldan
  • Marcelo Lima

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p273-289

Palavras-chave:

Pedagogo, Intelectual orgânico, Escola unitária

Resumo

O presente trabalho visa discutir o papel do pedagogo como intelectual orgânico na educação profissional para uma educação emancipada na perspectiva de uma escola unitária definida nos termos de Gramsci. A pesquisa analisa registro em vídeo de relatos de pedagogos que atuam na educação profissional em três instituições diferentes: sistema S, Rede estadual e IFES localizadas no estado do Espírito Santo. Partindo do debate sobre a função social das instituições de educação profissional revela o perfil e o papel dos pedagogos como mediador da formação humana integral tendo em vista o conceito de intelectual orgânico de Gramsci. Com base nessa fonte indica as variadas atuações do pedagogo, sua formação e conclui sobre seu papel mediador na formação humana e ainda sinaliza a necessidade de dar continuidade aos estudos sobre o objeto em tela.

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Publicado

2023-07-06

Edição

Seção

Dossiê Temático: “FILOSOFIA DA PRÁXIS E TRADUTIBILIDADE: LEGADO DE GRAMSCI NA AMÉRICA LATINA” - III COLÓQUIO INTERNACIONAL ANTONIO GRAMSCI (IGS-BRASIL)

Como Citar

BALDAN, Waldirlene Telles Coutinho; LIMA, Marcelo. PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INTELECTUAL ORGÂNICO E MEDIADOR DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 273–289, 2023. DOI: 10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p273-289. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/14825.. Acesso em: 10 out. 2024.