PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
INTELECTUAL ORGÂNICO E MEDIADOR DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p273-289Palavras-chave:
Pedagogo, Intelectual orgânico, Escola unitáriaResumo
O presente trabalho visa discutir o papel do pedagogo como intelectual orgânico na educação profissional para uma educação emancipada na perspectiva de uma escola unitária definida nos termos de Gramsci. A pesquisa analisa registro em vídeo de relatos de pedagogos que atuam na educação profissional em três instituições diferentes: sistema S, Rede estadual e IFES localizadas no estado do Espírito Santo. Partindo do debate sobre a função social das instituições de educação profissional revela o perfil e o papel dos pedagogos como mediador da formação humana integral tendo em vista o conceito de intelectual orgânico de Gramsci. Com base nessa fonte indica as variadas atuações do pedagogo, sua formação e conclui sobre seu papel mediador na formação humana e ainda sinaliza a necessidade de dar continuidade aos estudos sobre o objeto em tela.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.