AS CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA COMO FERRAMENTA DISCURSIVA PELA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES NA DISPUTA PELA HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (1990-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p04-25

Palavras-chave:

Educação especial, pessoa com deficiência, federação nacional das apaes, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Resumo

O presente estudo investiga as concepções de deficiência preconizada pela Federação Nacional das APAES (Fenapaes), que tem sido estratégia discursiva e ideológica para a disputa pela hegemonia no campo da educação especial.  Trata-se de uma pesquisa calcada no materialismo histórico e dialético, fundamentada em Antonio Gramsci. Utilizou-se a pesquisa documental e alguns elementos da Análise Discurso Crítica em documentos produzidos pela Fenapaes entre 1990 e 2018. Os resultados demonstram que há uma indefinição do público de deficiência, pois a Federação modifica o entendimento conforme as políticas educacionais brasileira e as condições de financiamento público.  Além de existir diversas concepções de deficiência que permearam os documentos, mas predomina uma perspectiva integracionista e neoprodutivista. Conclui-se que a Fenapaes objetiva a conquista da hegemonia no campo da educação especial e, para isso, o termo deficiência é fundamental para atender os seus propósitos sustentados na filantropia com recursos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique da Silva, Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Nova Iguaçu. Bacharel e Licenciado em Filosofia. Licenciado em Pedagogia. Possui Especialização em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutor em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em  Educação Especial e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; políticas públicas educacionais; inclusão escolar; interface com a educação escolar indígena; produção do conhecimento; fundamentos da educação.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Silva, J. H. da. (2023). AS CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA COMO FERRAMENTA DISCURSIVA PELA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES NA DISPUTA PELA HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (1990-2018). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 8(12), 04–25. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p04-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Especial sob a perspectiva gramsciana

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)