Edição Atual

v. 5 n. 6 (2020)
					Visualizar v. 5 n. 6 (2020)
Publicado: 2020-07-22

Editorial

Tradução

Lista de Pareceristas

Ver Todas as Edições

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

Dossiê – Gramsci e o problema da religião: análises contemporâneas

 

                Encontra-se aberta a submissão de artigos para compor o Dossiê "Gramsci e o problema da religião: análises contemporâneas”, que integrará o n. 7 da Revista Práxis e Hegemonia Popular (ISSN 2526-1843) publicada pela International Gramsci Society Brasil (IGS/Brasil), previsto para o segundo semestre de 2020.

O Dossiê que tem como tema a questão da religião e da religiosidade e emerge da necessidade de promover o debate sobre a problemática diante do avanço da influência da religião e da religiosidade na sociedade política contemporânea. Movimento que incide nas correlações de forças, consolida hegemonias, cria condições para o exercício do poder e legitima retrocessos históricos em nome de uma concepção de mundo conservadora que explora os valores religiosos. Esta aproximação entre religião e sociedade política, cuja aparência emana ares de democracia, tem se acentuado no Brasil nas últimas duas décadas e, percebida também em outros países, é reforçada e incentivada por estratos específicos da sociedade civil. Os resultados dessa aproximação se manifestam sobre as mais diferentes esferas da organização social, conformando posições políticas e visões de mundo que negam a ciência, a filosofia e a história, que atacam concepções educativas e operam de modo intenso para moldar a cultura e a práxis política e econômica do país.

             Buscando atualizar o debate histórico sobre a questão religiosa, o presente dossiê busca cumprir dois objetivos:

  1. a) reunir estudos nacionais e internacionais sobre a religião e/ou religiosidade em Gramsci, para oferecer um instrumental teórico-metodológico para novas análises sobre a temática, fomentando e promovendo uma aproximação ao pensamento gramsciano; e,
  2. b) reunir estudos de diferentes áreas do conhecimento que, a partir de Gramsci e/ou dos referenciais teóricos do marxismo, dediquem-se a análise a problemática da religião e/ou religiosidade e de sua influência sobre as diferentes esferas de organização da sociedade contemporânea.

 

Esta chamada pretende selecionar artigos que se enquadrem no foco e no escopo da Revista Práxis e Hegemonia Popular e que abordem a temática a partir de estudos teóricos ou empíricos, inspirados no pensamento gramsciano e no marxismo.

 

Data limite para submissão dos manuscritos: 31 de outubro de 2020

A Revista recebe para publicação artigos escritos em português, inglês, espanhol e italiano

Sumissão por meio do link: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/about/submissions

 

 

Organização: Jarbas Mauricio Gomes (Professor de Filosofia do IFAL-Penedo)

 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

Dossiê: “lutas populares e subversão reacionária na américa latina”

 

Encontra-se aberta a submissão de artigos para compor o Dossiê “Lutas populares e subversão reacionária na América Latina”, que integrará o n. 8 da Revista Práxis e Hegemonia Popular (ISSN 2526-1843) publicada pela International Gramsci Society Brasil (IGS/Brasil), previsto para o primeiro semestre de 2021.

 

O Dossiê tem o objetivo de abordar as diferentes formas políticas reacionárias e antidemocráticas que emergiram na América Latina no contexto do neoliberalismo contemporâneo, bem como os diferentes movimentos, partidos, grupos e atores das lutas populares latino – americanas na atualidade.

Esta chamada pretende selecionar artigos que se enquadrem no foco e no escopo da Revista Práxis e Hegemonia Popular e que abordem a temática a partir de estudos teóricos ou empíricos inspirados no pensamento gramsciano.

Data limite para submissão dos manuscritos: 31 de março de 2021

A Revista recebe para publicação artigos escritos em português, inglês, espanhol e italiano

Submissão por meio do link: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/about/submissions

 

Organização: Luciana Aliaga, Rodrigo Passos e Leandro Galastri