A QUESTÃO DA RAÇA E O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO DE JOSÉ CARLOS MARIÁTEGUI
DO NACIONAL AO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p308-325Palavras-chave:
América Latina, Indígena, Peru, Étnico-racialResumo
A questão racial é constitutiva no contexto dos países latino-americanos. A complexidade e a dimensão das discussões que recaem sobre essa temática ganham cada vez mais visibilidade no cenário da América Latina, não somente no contexto mais atual, mas também nas bases precursoras. Assim, discutir quem foram/são as e os pensadoras e pensadores que empenharam esforços para reflertir os desdobramentos dos elementos raciais do continente se faz relevante, a exemplo do marxista peruano José Carlos Mariátegui. Portanto, partimos da hipótese de que esse autor elucida questões importantes referentes à raça, sobretudo, ao focar na passagem do nacional para o internacional. Para tanto, este artigo promoverá sistematicamente, por meio de uma revisão de literatura, o debate acerca das contribuições das composições étnico-raciais e dos traços específicos dos entornos latino-americanos. E, posteriormente, irá se debruçar especificamente nos escritos e nos entendimentos de Mariátegui, com o intuito de compreender como o autor visualizou a questão da raça na cena peruana e, depois, como ele aloca esse problema para a esfera mais ampla, ao tratar isso internacionalmente na América Latina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.