A META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA DE GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p48-70Palavras-chave:
Gramsci, Inclusão. PNE, Meta 4. Formação humana integral.Resumo
Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014, em especial a “Meta 4”, aos pressupostos de escola integral de Antônio Gramsci. Ao longo da pesquisa observamos algumas incongruências na “Meta 4”, pois, se a proposta de universalização do ensino para aluno público alvo da educação especial, aproxima-se dos princípios desse teórico, no que se relaciona à proposta de escola de formação integral e para todos, contraditoriamente, o mesmo documento, configura-se como espaço de disputas de forças hegemônicas no qual determinados grupos apropriam-se das contradições apresentadas na lei, para ofertar um ensino segregador e implementar na sociedade ideias da classe dominante. Percebemos que embora os escritos deste autor perduram mais de um século os mesmos continuam atuais. Nota-se ainda, que o mesmo documento apresenta um caráter progressista e contraditório com relação ao AEE, configurando-se como espaço de luta pela hegemonia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.