A META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA DE GRAMSCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p48-70

Palavras-chave:

Gramsci, Inclusão. PNE, Meta 4. Formação humana integral.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014, em especial a “Meta 4”, aos pressupostos de escola integral de Antônio Gramsci. Ao longo da pesquisa observamos algumas incongruências na “Meta 4”, pois, se a proposta de universalização do ensino para aluno público alvo da educação especial, aproxima-se dos princípios desse teórico, no que se relaciona à proposta de escola de formação integral  e para todos, contraditoriamente,  o mesmo documento, configura-se como espaço de disputas de forças hegemônicas no qual determinados grupos apropriam-se das contradições apresentadas na lei, para ofertar um ensino segregador e implementar  na sociedade ideias da classe dominante. Percebemos que embora os escritos deste autor perduram mais de um século os mesmos continuam atuais. Nota-se ainda, que o mesmo documento apresenta um caráter progressista e contraditório com relação ao AEE, configurando-se como espaço de luta pela hegemonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliesér Toretta Zen, IFES

Eliesér Toretta Zen - Licenciado em Filosofia pela PUC-MG; Pós-graduado em educação e filosofia pela UFES; Mestre e doutor em educação pela UFES. Professor titular de filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-Ifes.

Lisandra Senra Avancini Bendineli, IFES

Lisandra Senra Avancini Bendineli, Licenciada em Pedagogia pela FICAB e em Matemática pela UNIUBE. Pós-graduada em Planejamento Educacional e em Gestão Escolar. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo IFES. Professora e Supervisora Escolar da Prefeitura Municipal de Colatina.

Luzinete de Souza Oliveira, IFES

Licenciada em Letras/português pela UFES, e em Pedagogia pela UNIUBE. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e em Artes Educação. Mestra em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias pelo IFES. Professora estatutária na Prefeitura Municipal de Cariacica atuando na área de Educação Especial.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Toretta Zen, E., Senra Avancini Bendineli, L., & Oliveira, L. de S. (2023). A META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA DE GRAMSCI. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 8(12), 48–70. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p48-70

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Especial sob a perspectiva gramsciana