A RECEPÇÃO DOS ESTUDOS SUBALTERNOS NO BRASIL
COMO O SUJEITO SUBALTERNO É DEFINIDO NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p162-177Palavras-chave:
estudos subalternos – lugar de fala –identitarismo.Resumo
A presente pesquisa objetiva-se examinar a recepção no Brasil, do conceito gramsciano de subalterno e também, compreender sua concepção afixada nos debates e produções acadêmicas. A partir do percurso sócio-histórico que o conceitopercorre, encontra ao longo de sua análise, concepções distintas àquela formulada por Gramsci, na conjuntura em que foi elaborada. A revisão e releitura do termo vão de encontro à projetos que atribuem sentidos e práticas distintas da formulação original. As correntes de pensamento que se utilizam da subalternidade gramsciana, recorrem a criativas leituras, construídas sobre um aparato teórico eclético. Merece destaque a análise historiográfica indiana, no projeto subalternista, que se apropria do conceito e posteriormente se ampara na concepção pós-moderna e pós-estruturalista para subsidiar a crítica pós-colonial, que chega à América Latina e ascende a formação do projeto subalternista latino americano. Pretende-se desse modo, analisar como o sujeito subalterno é definido nos debates no Brasil.
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