Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O artigo contém ao menos um dos membros com título de Doutor.
  • O número máximo de três autores em um artigo. A exceção é aberta para pesquisas que ultrapassem esse número, mediante justificativa aos editores.
  • Todos os autores e/ou coautores devem ter cadastro no ORCID. (https://orcid.org)
  • O arquivo deve ser submetido em extensão .DOC em folha formato A4.
  • O artigo deve ter a extensão máxima de 45 mil caracteres com espaços (incluindo referências).
  • Margem superior e esquerda de 3 cm; margem inferior e direita de 2,5 cm.
  • O arquivo deve conter obrigatoriamente: título, resumos, palavras- chave, corpo do texto e referências.
  • Palavras em língua estrangeira devem ser grafadas em itálico.
  • Título e subtítulo do texto: Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas 1,15.
  • Título, subtítulo e resumo devem ser redigidos em português, inglês e
    espanhol ou italiano.

Diretrizes para Autores

  • A Revista Práxis e Hegemonia Popular tem objetivo de publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam temáticas a partir da perspectiva do pensamento gramsciano. Também compõe o escopo da revista a publicação de entrevista, relato de experiência e resenha de autores nacionais ou estrangeiros.
  • A Revista recebe para publicação artigos escritos em português, inglês e espanhol e italiano, de acordo com as normas ortográficas e gramaticais da língua na qual foi redigida.
  • Os conceitos e posicionamentos expressos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) não refletindo, necessariamente, a posição da Comissão Editorial. Da mesma forma, o tratamento ético das pesquisas nas quais baseiam-se os textos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).
  • Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
  • A Revista define o interstício de 12 meses entre uma publicação e subsequente para autores e/ou coautores. Se forem propostos dois trabalhos para avaliação de mesmos autores e/ou coautores, o segundo será analisado somente a partir do prazo do interstício. A exceção se aplicará somente para os autores e/ou coautores convidados.
  • Após a submissão online não será permitido qualquer modificação nos nomes de autores e/ ou coautores.
  • O envio de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo não foi enviado para outro periódico.
  • Além do envio do texto, são necessárias postagens de dois arquivos anexos contendo um minicurrículo dos autores (nome completo, instituição, área de pesquisa/conhecimento preponderante, endereço postal e de e-mail) e arquivo com a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais devidamente preenchida e assinada.
  • As propostas de dossiês devem ser enviadas para a comissão editorial pelo e-mail (cezardm67@gmail.com) pelos organizadores (no máximo dois). Deverá conter de 7 a 11 artigos contemplando a diversidade de autores por instituição e de ao menos duas regiões geográficas do país. Os autores de uma mesma instituição não podem ultrapassar 30% do total de artigos propostos. É obrigatória a apresentação de ao menos dois artigos estrangeiros. A proposta deve conter: título do dossiê, uma justificativa e apresentação demonstrando o caráter inédito das contribuições e a relevância da mesma para o campo do conhecimento gramsciano; trazer os dados dos autores e/ou coautores com afiliações institucionais; títulos dos artigos. A Comissão Editorial fará a análise e em sendo aceita, solicitará que sejam realizadas as submissões online e as avaliações blind peer review. A equipe editorial somente encaminhará para edição final os artigos aprovados pelos avaliadores. O organizador acompanhará o processo de edição constituindo as mediações necessárias entre a comissão editorial e os autores.

Dossiê temático

Dossiê temático - reúne conjuntos de artigos e/ou ensaios que abordam uma temática específica, concebidos a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos editores. O interesse dessa seção é oferecer aos autores e leitores a possibilidade de abordar um tema ou questão em maior profundidade, a partir de ângulos de análise diferentes, originais e relevantes.

Artigos

Artigos - reúne artigos e ensaios bibliográficos que apresentem resultados e/ou reflexões originais e relevantes para a área.

Entrevistas

Entrevistas – reúne informações sobre autores, personalidades, lideranças populares relevantes para a área do conhecimento.

Relatos de Experiências

Relatos de Experiências – reúne um conjunto de experiências científicas e vivenciais que contribuem para o escopo e área do conhecimento da revista.

Resenhas

Resenhas - reúne resenhas de livros publicados há, no máximo, dois anos no Brasil ou em outros países.

Política de Privacidade

Os dados pessoais dos autores e quaisquer dados sobre a publicação ficarão sob os cuidados da revista em função do processo editorial, não sendo divulgados para outras finalidades e/ou terceiros. Todas as informação relacionadas à revista estão sob proteção de software antiplágio (COPYSPIDER).