A QUESTÃO DO ESTADO EM GRAMSCI
CONSTRUÇÃO DA HEGEMONIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p142-161Palavras-chave:
Estado. Formação de Professores. Gramsci. HegemoniaResumo
O objetivo deste artigo é revisitar as contribuições gramscianas sobre o Estado integral e a construção de uma hegemonia em torno da formação de professores. Para atender a proposta, situa-se, inicialmente, os elementos sócio-históricos fundantes da análise do autor, inscritos num cenário de guerra, avanço do capital cosmopolita e surgimento do Estado fascista; resgata-se as bases teórico-analíticas do pensamento de Gramsci, a partir da singular contribuição dos escritos de Marx e Engels para formulação da noção de Estado integral; defende-se a atualidade do pensamento de Gramsci para o desvelamento da função do Estado na sociedade capitalista, principalmente para análise das estratégias contemporâneas de reorganização na formação de professores a partir de uma hegemonia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.