A QUESTÃO DO ESTADO EM GRAMSCI

CONSTRUÇÃO DA HEGEMONIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p142-161

Palavras-chave:

Estado. Formação de Professores. Gramsci. Hegemonia

Resumo

O objetivo deste artigo é revisitar as contribuições gramscianas sobre o Estado integral e a construção de uma hegemonia em torno da formação de professores. Para atender a proposta, situa-se, inicialmente, os elementos sócio-históricos fundantes da análise do autor, inscritos num cenário de guerra, avanço do capital cosmopolita e surgimento do Estado fascista; resgata-se as bases teórico-analíticas do pensamento de Gramsci, a partir da singular contribuição dos escritos de Marx e Engels para formulação da noção de Estado integral; defende-se a atualidade do pensamento de Gramsci para o desvelamento da função do Estado na sociedade capitalista, principalmente para análise das estratégias contemporâneas de reorganização na formação de professores a partir de uma hegemonia.

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Biografia do Autor

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

2023-07-06

Como Citar

Silva, K. A. C. P. C. da. (2023). A QUESTÃO DO ESTADO EM GRAMSCI: CONSTRUÇÃO DA HEGEMONIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 8(12), 142–161. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p142-161

Edição

Seção

Dossiê Temático: “FILOSOFIA DA PRÁXIS E TRADUTIBILIDADE: LEGADO DE GRAMSCI NA AMÉRICA LATINA” - III COLÓQUIO INTERNACIONAL ANTONIO GRAMSCI (IGS-BRASIL)