GRAMSCI

UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NESSE “MUNDO GRANDE, COMPLICADO E TERRÍVEL”

Autores

  • Douglas Christian Ferrari de Melo Universidade Federal do Espírito Santo - UFES https://orcid.org/0000-0001-9759-5933
  • Décio Nascimento Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)
  • Patrícia Teixeira Moschen Lievore Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p71-92

Palavras-chave:

Antonio Gramsci, Deficiência, Biografias, Capacitismo

Resumo

O presente artigo busca analisar a influência da deficiência de Gramsci em sua trajetória e biografia, além de mostrar leituras capacitistas e/ou apresentando apenas o viés clínico nas biografias do teórico. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica nas biografias já publicadas em português sobre o autor, bem como uma pesquisa documental das cartas, conforme publicadas nas Cartas do Cárcere, volumes I e II, por Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques (2005). A partir das nossas análises, foi possível perceber que as biografias traduzidas que hoje temos acesso no Brasil não apresentam ou apresentam muito rapidamente o fato de Gramsci ter sido uma pessoa com deficiência, por um viés patológico ou mesmo como algo terrível que poderia ter acontecido em sua vida. Além disso, indica que é preciso fazer novas pesquisas documentais sobre a historiografia e a biografia do filósofo sardo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Docente da UFES

Décio Nascimento Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Docente permanente e coordenador adjunto do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET/IFF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFF). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF). Coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais (IFF). 

Patrícia Teixeira Moschen Lievore, Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação - UFES. Especialização em Alfabetização, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Psicopedagogia e Supervisão, Orientação e Gestão Escolar. Graduação em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2011) e e graduação em Normal Superior: Séries Iniciais do Ensino Fundamental- pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2008). Atualmente atua como Professora e Pedagoga na rede municipal de ensino de Colatina/ES.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Melo, D. C. F. de, Guimarães, D. N., & Lievore, P. T. M. (2023). GRAMSCI: UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NESSE “MUNDO GRANDE, COMPLICADO E TERRÍVEL” . Revista Práxis E Hegemonia Popular, 8(12), 71–92. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p71-92

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Especial sob a perspectiva gramsciana

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)