GRAMSCI
UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NESSE “MUNDO GRANDE, COMPLICADO E TERRÍVEL”
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p71-92Palavras-chave:
Antonio Gramsci, Deficiência, Biografias, CapacitismoResumo
O presente artigo busca analisar a influência da deficiência de Gramsci em sua trajetória e biografia, além de mostrar leituras capacitistas e/ou apresentando apenas o viés clínico nas biografias do teórico. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica nas biografias já publicadas em português sobre o autor, bem como uma pesquisa documental das cartas, conforme publicadas nas Cartas do Cárcere, volumes I e II, por Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques (2005). A partir das nossas análises, foi possível perceber que as biografias traduzidas que hoje temos acesso no Brasil não apresentam ou apresentam muito rapidamente o fato de Gramsci ter sido uma pessoa com deficiência, por um viés patológico ou mesmo como algo terrível que poderia ter acontecido em sua vida. Além disso, indica que é preciso fazer novas pesquisas documentais sobre a historiografia e a biografia do filósofo sardo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.